Pedir Ajuda

Pedir ajuda é difícil. Quando somos adolescentes queremos muito ser independentes e resolver os nossos problemas sozinhos. Mas é normal sentir que precisamos de ajuda. Acontece a toda a gente – crianças, adolescentes e adultos – sentir que precisa ajuda para resolver um problema ou para dividir uma preocupação.

Na verdade, toda a gente já sentiu que precisava de ajuda em algum momento. Para percebermos melhor o que estamos a sentir, para resolver um problema, dividir uma preocupação ou porque precisamos de apoio para tomar decisões em momentos importantes da nossa vida.

E se demorarmos muito a pedir ajuda os nossos problemas podem aumentar em vez de diminuir, podemos perder o sono, não nos conseguirmos concentrar na escola e até deixarmos de sentir prazer com coisas que sempre nos alegraram.

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um sinal de que somos fortes, confiantes e temos maturidade. Sabemos do que precisamos e não temos receio de procurá-lo. Podemos beneficiar muito dessa ajuda.

Sempre que precisarmos de pedir ajuda, não precisamos de sentir medo ou vergonha. Às vezes podemos pensar que vamos estar a sobrecarregar os outros – que também têm os seus próprios problemas – ou ter receio do que os outros vão pensar sobre nós. Mas, a verdade é que toda a gente precisa de ajuda de vez em quando. Para além disso, ajudar e aceitar ajuda pode até ajudar a fortalecer relações. Por exemplo, toda a gente se sente bem quando ajuda um amigo!

Devemos, contudo, ter cuidado com as pessoas a quem pedimos ajuda. Deve ser alguém em quem confiemos, para que possamos partilhar os nossos sentimentos com alguém que nos ouve e se preocupa (e não com alguém que nos julga, critica ou culpa). A quem podemos pedir ajuda? Aos nossos Pais, irmãos, outros familiares, a amigos em quem confiemos, a um Professor ou ao Psicólogo da escola.

Era muito mais fácil se alguém reparasse que precisamos de ajuda e viesse ter connosco, não era? Mas nem sempre isso acontece, até porque não é fácil perceber o que se passa na cabeça das outras pessoas quando elas não falam sobre isso… (mesmo que essas pessoas sejam da nossa família ou amigos próximos!). É importante pedirmos claramente ajuda: “estou a ter problemas com isto, ajudas-me?”, “não me tenho sentido bem, posso falar contigo?”.

Falar com outra pessoa pode ajudar-nos a ver as coisas de forma diferente ou a descobrir soluções ou coisas positivas nas quais ainda não tínhamos pensado. A pessoa com quem falamos até pode já ter passado por uma situação semelhante à nossa e ter algum conselho para nos dar. Pode saber exatamente o que fazer para nos ajudar ou conhecer alguém que consiga.

É importante saber que quando pedimos ajuda a alguém só temos de lhe contar o que lhe quisermos contar!

Nota: porque é tão importante e tão difícil pedir ajuda não devemos hesitar em oferecer a nossa ajuda a alguém se acharmos que precisa. Dar e receber ajuda ajudam-nos a desenvolver qualidades como a generosidade e a empatia e permitem-nos compreender melhor os outros.

Como pedir ajuda?

Primeiro devemos escolher a pessoa a quem pedir ajuda. Devemos escolher alguém com quem nos sintamos bem e à vontade, em quem confiemos. Essa pessoa pode ser um dos nossos amigos, Pais, mas também pode ser outro adulto, como um Professor ou o Psicólogo da escola. Às vezes, pode parecer mais fácil falar com pessoas que não nos conheçam, com quem possamos contar a nossa história desde o princípio e, nesse caso, podemos pedir aos nossos Pais que nos levem a um Psicólogo.

Depois devemos escolher uma boa altura e um bom sítio (com tempo, onde possamos estar à vontade, sem medo de sermos interrompidos ou de outras pessoas ouvirem a nossa conversa).

Podemos pensar o que queremos, qual é o nosso objetivo? Queremos apenas desabafar sobre os nossos sentimentos e emoções? Precisamos de ajuda prática para resolver um problema? Quando pedirmos ajuda a alguém podemos começar por dizer qual é o nosso objetivo.

Se receamos não saber explicar bem o que se passa connosco, podemos experimentar escrever num papel e levar esse papel connosco, para nos ajudar.

Se não sabemos bem como começar, podemos dizer “Quero contar-te uma coisa, mas não sei bem por onde começar…”, “É difícil para mim dizer isto, mas tenho uma coisa importante para contar” ou “preciso de pedir a tua ajuda para uma coisa que me anda a preocupar”.

Pedir ajuda pode fazer-nos sentir melhor. Teremos alguém com quem dividir as nossas preocupações!