Timidez

A timidez é uma emoção que afeta a forma como as pessoas sentem e se comportam face aos outros. A timidez pode significar que a pessoa se sente desconfortável, envergonhada, nervosa ou insegura. Às vezes, a timidez pode fazer as pessoas corar, ficar sem palavras ou mesmo tremer em situações sociais. E ainda, manter-se distante dos outros, permanecer em silêncio, não cumprimentar quem chega, murmurar em vez de falar alto, evitar o contacto olhos nos olhos, preferir ficar sentado sozinho ou evitar situações de grupo.

A timidez manifesta-se sobretudo como uma reacção a situações novas, por exemplo, o primeiro dia de escola, conhecer alguém ou falar em público. É mais provável que nos sintamos tímidos quando não sabemos bem como agir, quando não sabemos como é que os outros vão reagir, ou quando as atenções estão todas focadas em nós. É menos provável que nos sintamos tímidos em situações em que sabemos o que vai acontecer, nos sentimos seguros do que vamos dizer ou fazer ou entre pessoas conhecidas.

Mas outras situações, que não são situações novas, também nos podem fazer sentir tímidos: responder a perguntas dos Professores em frente à turma; despirmo-nos no balneário das aulas de Educação Física; irmos a uma festa ou falarmos com o rapaz/rapariga de quem gostamos.

Alguns medos podem contribuir para que nos sintamos tímidos. Por exemplo, medo de atrairmos as atenções dos outros, medo de nos sentirmos envergonhados ou sermos considerados parvos, medo de sermos rejeitados ou medo de não sermos capazes de falar.

Como as outras emoções, a timidez pode ir de leve a muito intensa, dependendo da situação e da pessoa. Toda a gente pode sentir-se tímida, mas há pessoas que se sentem tímidas muito frequentemente e, por isso, tendem a pensar em si próprias como pessoas tímidas.

As pessoas tímidas precisam de mais tempo para se habituarem às mudanças e podem preferir situações e pessoas conhecidas. Preferem observar os outros a juntarem-se a uma actividade de grupo. Normalmente levam mais tempo a sentirem-se confortáveis com pessoas e situações novas.

Porque é que algumas pessoas são tímidas e outras não? A timidez está relacionada com factores genéticos, por um lado, e com as nossas experiências de vida, por outro. É influenciada pelos comportamentos que vimos e aprendemos, pela forma como os outros reagiram à nossa timidez e pelas situações que experimentámos na nossa vida.

Muitas vezes desejamos ser menos tímidos. Mas a timidez não é necessariamente um problema! Aliás, nem sempre sabemos apreciar as vantagens de ser tímido. Por exemplo, porque a timidez nos faz preferir ouvir a falar pode tornar-nos muito bons ouvintes e particularmente sensíveis aos sentimentos das outras pessoas. Estas características podem fazer de nós muito bom amigos!

Por outro lado, também é normal desejarmos ser capazes de nos divertir mais em situações sociais e sermos nós próprios junto de outras pessoas. Se queremos tornar-nos menos tímidos pode ajudar lembrar que ultrapassar a timidez requer tempo e treino, é preciso proporcionarmo-nos oportunidades sociais para praticarmos um comportamento diferente e nos irmos sentindo mais confiantes. Evitar situações sociais só reforça a nossa timidez e impede-nos de praticar. Mas é normal sentirmo-nos “esquisitos” e desconfortáveis, acontece a toda a gente de vez em quando. Isso não nos deve impedir de praticar e de tentar.

Outras estratégias para ultrapassar a timidez incluem:

  • Começar a praticar com pessoas que conhecemos e com quem nos sentimos à vontade. Praticar comportamentos como olhar nos olhos, usar uma linguagem corporal confiante, fazer questões, sorrir ou apresentarmo-nos. Depois podemos começar a experimentar com amigos novos.
  • Pensar em formas de iniciar conversas. Muitas vezes, a parte mais difícil é começar. Se já tivermos pensado numa forma de iniciar a conversa pode ser mais fácil. Por exemplo, apresentarmo-nos (“Olá, o meu nome é Maria. Vamos ter aula de Português juntas”), fazer um elogio (“Esse casaco é mesmo giro, fica-te muito bem!”) ou uma pergunta (“Sabes quando é que temos de entregar o trabalho de Matemática?”).
  • Desenvolver a nossa assertividade. Quando somos tímidos estamos preocupados com a reacção dos outros e é provável que possamos melhorar a nossa assertividade. Pode ajudar ler as páginas Saber Dizer Sim e Não Saber Dizer Sim e Não no Namoro.

Para algumas pessoas, é difícil ultrapassar a timidez sozinhas. A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas. Às vezes até impedindo-as de falar com os colegas ou os professores. Nesse caso, não há que ter receio de procurar ajuda, o Psicólogo da escola pode ajudar.