CONSTRUIR UMA ESCOLA SAUDÁVELMENTE

Uma Escola SaudávelMente é uma Escola onde podemos estudar, fazer amigos e ser felizes. Sempre que temos um problema existe alguém que nos ajuda a resolvê-lo. Uma Escola SaudávelMente é um espaço onde nos sentimos bem e apoiados.

Mas andar numa Escola SaudávelMente também depende de nós. Toda a gente tem um papel a desempenhar na construção de uma Escola SaudávelMente. É um trabalho de equipa!

O que podemos fazer?

• Conhecer e respeitar a política de Saúde Psicológica Escolar, assim como todas as regras de funcionamento da escola.
  • Informar um Professor ou o Psicólogo da escola sempre que presenciamos situações de bullying, violência ou qualquer outra situação que julgamos não estar certa. Ao denunciar este tipo de situações estamos a contribuir para tornar a escola um lugar seguro onde todos se podem sentir bem.
  • Colaborar e trabalhar em equipa. A cooperação tem sempre resultados positivos e garante-nos que não estamos sozinhos nem deixamos ninguém sozinho a enfrentar os seus problemas. Ajudar os nossos amigos quando têm um problema faz-nos sentir bem e faz os nossos amigos sentirem-se melhor, o que torna toda a gente mais feliz.
  • Integrar toda a gente. Não excluir ninguém, não deixar ninguém sozinho e isolado.
  • Procurar ajuda. Quando temos um problema é importante que não o guardemos só para nós. Contar a alguém é o primeiro passo para encontrarmos uma solução e o resolvermos. Isto é verdade tanto para os nossos problemas como para os problemas dos nossos amigos. Por isso, em ambos os casos devemos procurar ajuda junto de um Professor ou do Psicólogo da escola, por exemplo.
  • Participar ativamente nos programas e atividades da escola, assim como nas tomadas de decisão relativas à escola, por exemplo, fazendo parte do Conselho de Alunos.
  • Falar sobre Saúde Psicológica. Aprender e ensinar os outros sobre o que é a Saúde Psicológica e o que são os problemas de Saúde Psicológica.
  • Dar as nossas sugestões. Podemos sugerir várias formas de melhorar a nossa escola e de a tornar uma Escola SaudávelMente. Para isso basta falar diretamente com os Professores. Ou então, deixar sugestões através do email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt

CAIXA DE SUGESTÕES