A minha Saúde Psicológica

Quando falamos em Saúde Física estamos a referir-nos ao nosso corpo. Se todos os nossos órgãos estiverem a funcionar bem, se não tivermos nada partido nem nenhuma ferida, então estamos saudáveis, fisicamente saudáveis.

Quando falamos em Saúde Psicológica estamos a referir-nos aos nossos pensamentos e sentimentos, assim como à forma como nos comportamos. Quando temos Saúde Psicológica sentimo-nos bem connosco próprios e com as outras pessoas e somos capazes de realizar as actividades do nosso dia-a-dia sem grandes dificuldades. Por exemplo, não andamos tristes nem zangados o tempo todo, concentramo-nos na escola, somos capazes de resolver os nossos problemas e de nos divertirmos com os nossos amigos.

A Saúde Psicológica é tão importante como a Saúde Física, aliás não existem uma sem a outra.

No entanto, tal como podemos ter problemas de Saúde Física (as doenças), também podemos ter problemas de Saúde Psicológica. Os problemas de Saúde Psicológica afectam a forma como pensamos, como sentimos, o nosso humor, a forma como nos relacionamos com os outros e a nossa vida. Podem fazer as pessoas agir de forma estranha, confusa ou, às vezes, assustadora.

Os problemas de Saúde Psicológica podem fazer-nos sentir muito mal por dentro. E às vezes podemos dizer coisas que não sentimos ou fazer coisas que não queremos. Normalmente, o nosso cérebro ajuda-nos a pensar e quando temos um problema o cérebro pode fazer com que nós pensemos de forma diferente e pior. Por exemplo, vamos imaginar que a nossa mãe tinha um problema de Saúde Psicológica. Ela podia dizer coisas que nos deixavam tristes ou podia já não ter vontade de ir brincar connosco e andar mais irritada e zangada do que antes, durante algum tempo.

Tal como existem vários problemas de Saúde Física (por exemplo, constipações, varicela ou asma), também existem vários problemas de Saúde Psicológica. Alguns dos mais conhecidos são a Depressão, a Ansiedade, as Fobias ou as Perturbações do Comportamento Alimentar.

Por exemplo, podemos andar muito tristes durante muito tempo, achar que não prestamos para nada e que ninguém gosta de nós. Podemos perder a vontade de fazer as coisas que gostávamos ou chorar muito. Em conjunto com outros sintomas, isso pode significar que temos um problema de Saúde Psicológica que se chama Depressão. Ou podemos andar sempre muito preocupados e nervosos; não conseguir dormir bem; ficarmos sem apetite e sem nos conseguirmos concentrar. Quando isto acontece durante algum tempo, todos os dias, pode significar que temos um problema de Saúde Psicológica que se chama Ansiedade.

Ter um problema de Saúde Psicológica não significa que sejamos fracos ou “mariquinhas” ou diferentes das outras pessoas. Qualquer um de nós pode ter um problema de Saúde Psicológica, tal e qual como qualquer um de nós pode partir uma perna.

Da mesma forma que acontece com os problemas de Saúde Física, toda a gente, de qualquer idade (crianças e adultos) pode ter um problema de Saúde Psicológica. Estes problemas são até bastante comuns, embora não oiçamos tanto falar deles como dos problemas de Saúde Física. Uma das razões porque isso acontece é porque são problemas mais difíceis de ver e de explicar. É normal que mesmo que nós não tenhamos um problema de Saúde Psicológica, conheçamos alguém (um familiar, um amigo) que tem.

Tal como não temos culpa quando adoecemos ou os nossos Pais adoecem (por exemplo, quando apanhamos varicela ou ficamos constipados), também não temos culpa quando nós ou os nossos Pais têm um Problema de Saúde Psicológica.

Da mesma forma que acontece com os Problemas de Saúde Física, a maior parte dos problemas de Saúde Psicológica não duram para sempre. Numa determinada altura podemos ter um problema e depois deixamos de ter. E podemos sempre aprender a lidar melhor com o nosso problema e a viver uma vida boa e feliz.

Quando temos um problema de Saúde Física vamos ao Médico. Por exemplo, quando uma constipação não passa temos de ir ao Médico para ele nos ajudar a ficar melhores. Acontece o mesmo com os problemas de Saúde Psicológica, que também passam e também os podemos resolver. Só que às vezes precisamos de uma ajuda. Se quando estamos constipados vamos ao médico, quando temos um problema de Saúde Psicológica, vamos ao Psicólogo