Quando Estou Triste
Todos nos sentimos tristes de vez em quando. Às vezes estamos apenas um pouco tristes, outras vezes sentimo-nos mesmo muito tristes – depende da situação que nos está a deixar tristes e da forma como estamos a lidar com ela.
A tristeza é uma emoção normal e como todas as emoções vai e vem. Alguns sentimentos de tristeza duram apenas uns momentos, outros podem durar mais tempo. Quando a tristeza se vai embora podemos voltar a sentir-nos contentes e alegres.
Podemos sentir-nos tristes por muitos motivos. Por exemplo:
- Quando as coisas não nos correm bem, não atingimos os nossos objectivos ou não obtemos o resultado que esperávamos. Por exemplo, quando a nossa equipa perde o jogo, temos uma nota baixa no teste ou não somos escolhidos para o papel que queríamos na peça de teatro.
- Quando alguém nos magoa, nos deixa de fora, nos desilude ou nos diz alguma coisa que não gostamos.
- Quando perdemos alguma coisa especial, como a nossa t-shirt preferida.
- Quando temos saudades de alguém ou temos de dizer adeus a um amigo, como quando o nosso melhor amigo muda de escola, o nosso irmão mais velho vai estudar para a universidade ou um dos nossos Pais trabalha fora.
- Quando ouvimos alguma coisa triste. Por exemplo, podemos sentir-nos triste quando vemos um filme ou lemos uma parte triste de um livro ou alguém nos conta alguma coisa que aconteceu. Se alguém de quem gostamos se sente triste, também nos podemos sentir tristes.
- Quando temos um problema. Problemas como o bullying, discussões com amigos, dificuldades na escola, problemas de saúde ou familiares podem deixar-nos tristes.
- Quando alguém morre. É normal sentirmo-nos muito tristes quando alguém morre, sobretudo se for alguém da nossa família ou um animal de estimação.
Embora seja completamente normal sentirmo-nos tristes, não é bom ficarmos tristes muitas vezes ou durante muito tempo. É importante saber que somos capazes de lidar com os nossos sentimentos de tristeza (e que se não formos capazes de lidar com eles sozinhos, podemos pedir ajuda), que podemos fazer coisas para ficarmos menos tristes e mais contentes e que é importante para a nossa vida aprendermos a lidar com a tristeza.
O que podemos fazer quando nos sentimos tristes?
Os sentimentos de tristeza não precisam de estragar o nosso dia. Há várias coisas que podemos fazer para nos sentirmos melhor. Por exemplo:
- Reconhecer os nossos sentimentos de tristeza. É importante conhecermos as nossas emoções e saber como reagimos a elas – como é que o nosso corpo se sente quando estamos tristes? Do que temos vontade quando estamos tristes? Quando nos sentimos tristes devemos reconhecer essa emoção para nós próprios (ou dizer a alguém), mas sem fazer grande drama. Podemos procurar saber porque é que nos sentimos assim e mostrarmos compreensão por nós mesmos – com certeza que existe uma boa razão para nos sentirmos tristes. É importante lembrarmo-nos que é normal sentirmo-nos tristes e que a tristeza vai passar e nos vamos sentir melhor.
- Chorar, gritar, soluçar. Quando estamos tristes pode fazer-nos bem chorar. É normal e até nos podemos sentir mais aliviados. Toda a gente chora, mesmo os adultos, sejam eles homens ou mulheres.
- Ultrapassar as nossas falhas e desapontamentos. Quando as coisas não nos correm bem, não devemos desistir! Existe sempre uma próxima oportunidade e também temos de nos dar algum crédito por termos tentado. O que é que precisamos de melhorar ou fazer diferente na próxima vez? Manter uma atitude positiva ajuda.
- Pensar em coisas boas. Mesmo quando temos boas razões para estarmos tristes, nem tudo é mau na nossa vida. Podemos sempre pensar numa ou duas coisas boas que temos. E também o que podemos fazer para nos sentirmos menos tristes.
- Pensar em soluções. Encontrar formas de resolver um problema ou lidarmos com uma situação pode ajudar-nos a sentir melhor, mais fortes e confiantes.
- Pedir ajuda. Toda a gente precisa de ajuda. E os sentimentos de tristeza podem ser muito pesados. As pessoas que se preocupam connosco (os nossos Pais, amigos ou Professores) podem confortar-nos quando nos sentimos tristes. Às vezes, só o facto de termos alguém que nos ouça e compreenda como nos estamos a sentir pode ser bom. A ajuda de outras pessoas pode ajudar-nos a pensar em coisas boas e a afastar a nossa tristeza.
- Ficar sozinho e procurar companhia. Por um lado, quando estamos tristes, pode fazer-nos bem ficar sozinhos a pensar na nossa vida. Por outro lado, passar muito tempo sozinhos não nos vai fazer sentir mais alegres. Por isso, não nos devemos isolar. Podemos ligar a um amigo ou falar com um familiar, por exemplo.
- Fazer coisas que nos façam sentir contentes. Podemos tentar fazer coisas que normalmente nos fazem sentir bem e contentes – fazer desporto, jogar jogos, dançar, passear, desenhar ou ouvir música, ler, passar tempo com os nossos amigos.
E quando nos sentimos mesmo MUITO tristes?
Se há muito tempo que nos sentimos tristes, se estamos tristes a maior parte do dia, se temos dificuldade em sentirmo-nos alegres ou em divertirmo-nos seja com o que for, se choramos sem saber bem porquê, se nos sentimos sozinhos e nos afastamos das outras pessoas, se temos dificuldade em dormir ou nem nos apetece sair da cama, ou se sentimos que alguma coisa não está bem connosco, devemos pedir ajuda. Não estamos sozinhos! Falar com os nossos Pais, um familiar, um Professor ou o Psicólogo da escola pode ajudar.
Às vezes, estamos tão tristes que nos sentimos zangados e acabamos por fazer coisas perigosas ou experimentamos álcool e drogas. Às vezes, estamos tão tristes que pensamos que nem vale a pena viver. Nestes casos é fundamental falarmos com um adulto e pedirmos ajuda.
Nalguns casos, os sentimentos de tristeza podem não ir embora, mesmo quando já tentamos fazer tudo para nos sentirmos bem. Chamamos a isso Depressão. A Depressão pode afectar a forma como pensamos sobre nós próprios e sobre o que se passa à nossa volta. Qualquer pessoa, de qualquer idade, até as crianças, podem ficar deprimidas.
Quando estamos deprimidos podemos ter alguns destes sintomas:
- Humor negativo: sentirmo-nos muito tristes, achar que nunca nada vai melhorar na nossa vida, sentirmo-nos irritados com tudo, durante várias semanas. Também nos podemos sentir facilmente aborrecidos ou zangados.
- Pensamentos negativos: podemos pensar (embora não seja verdade!) que ninguém gosta de nós, que somos maus ou não servimos para nada.
- Atitude negativa: podemos sentir que não vale a pena experimentar nada e só termos vontade de desistir.
- Falta de energia: podemos sentir-nos tão cansados que até as coisas que costumávamos fazer facilmente (como jogar ou ir à escola) nos deixam exaustos.
- Dificuldade de concentração: podemos ter dificuldade em fazer os trabalhos da escola, em ler ou mesmo em ouvir o que as pessoas dizem.
- Problemas em dormir ou comer: podemos dormir de mais ou ter dificuldade em dormir e o mesmo com a comida – comer de mais ou não comer o suficiente.
- Sentirmo-nos sobrecarregados pelos problemas: podemos sentir que qualquer problema (mesmo pequeno) é demasiado grande para conseguirmos lidar com ele.
Se temos estes sintomas é realmente importante pedir ajuda. Um Psicólogo é a melhor pessoa para nos ajudar. Podemos falar com o Psicólogo da escola ou pedir aos nossos Pais para nos levarem a um. Um Psicólogo pode ajudar-nos a sentir melhor e a lidar com a nossa tristeza.
Para além de falarmos com um Psicólogo, podemos partilhar os nossos sentimentos com outras pessoas, comer bem e dormir bem, fazer exercício e reservar tempo para fazer coisas de que gostamos. Continuar a fazer as coisas do nosso dia-a-dia também pode ajudar-nos a ultrapassar a Depressão.
Alerta: se tu (ou alguém que conheces) se sente tão triste que tem vontade de fazer mal a si próprio, precisas de falar com um adulto JÁ!
Partilhe