Quando Estou Nervoso

É normal, quando estamos preocupados com alguma coisa ou situação sentimo-nos nervosos, ansiosos. Toda a gente se sente nervosa de vez em quando. Por exemplo, é normal ficarmos ansiosos antes de um teste.

O que acontece quando nos sentimos nervosos?

A ansiedade manifesta-se nos nossos pensamentos (o que dizemos na nós próprios, por exemplo, “não vou ser capaz de apresentar o trabalho à turma”, “toda a gente vai olhar para mim e gozar”), no nosso corpo (por exemplo, coração a bater rápido, mãos suadas, dor de barriga) e nos nossos comportamentos (por exemplo, faltar à aula em que tínhamos de apresentar o trabalho, só porque nos sentimos ansiosos).

Embora a ansiedade nos faça sentir desconfortáveis, geralmente, não dura muito, é apenas temporária, e vai diminuindo. A maior parte das pessoas (exceptuando aquelas que nos conhecem muito bem, como os nossos Pais) nem vai saber que nos sentimos ansiosos. A ansiedade até pode ser boa! Por exemplo, a ansiedade que sentimos antes de ouvirmos o apito da partida quando vamos fazer uma corrida pode deixar-nos mais alerta e permitir-nos arrancar mais rapidamente.

 

O que podemos fazer quando nos sentimos nervosos?

  • Reconhecer a nossa ansiedade. O que nos está a deixar ansiosos? Como é que estamos a reagir à ansiedade? A nossa cabeça, o que está a pensar? No nosso corpo, o que estamos a sentir? O que estamos a fazer para lidar com a ansiedade?
  • Procurar uma distracção. Quando nos sentimos ansiosos pode ajudar tentarmos focar o nosso pensamento noutra coisa para nos distrairmos. Por exemplo, se vamos a caminho da escola e nos sentimos ansiosos porque vamos fazer um teste, podemos tentar contar todos os carros cinzentos que encontramos no caminho (em vez de pensarmos no teste).
  • Respirar fundo. Quando estamos ansiosos pode ajudar respirar fundo e devagar. Podemos imaginar um balão a encher-se lentamente com ar e depois a esvaziar. Podemos colocar as mãos na nossa barriga e sentir o ar a entrar e a sair e a enchê-la e esvaziá-la.
  • Pensar sobre o que estamos a pensar. Às vezes, quando nos sentimos ansiosos a nossa cabeça começa a ficar cheia de ideias e pensamentos negativos que não são necessariamente verdade. Por exemplo, se estamos nervosos porque temos de apresentar um trabalho em frente a toda a turma, podemos começar a pensar que não nos vamos lembrar de nada ou que toda a gente vai achar que somos parvos. Na verdade, nós não sabemos o que vai acontecer, se fizemos o trabalho não há razão para não nos lembrarmos dele e se nos esquecermos de alguma coisa temos os colegas de grupo para nos ajudar, ou o Professor. Para além disso a maior parte dos nossos colegas estará mais preocupado com a sua própria apresentação que nem vai reparar em nós
  • Escrever. Podemos experimentar escrever aquilo que nos está a preocupar e a deixar ansiosos. E, logo a seguir, escrever qual seria a pior coisa que podia acontecer, a melhor coisa que podia acontecer e o que é mais provável que aconteça.
  • Pensar em coisas boas. Podemos imaginar que estamos num sítio muito calmo e relaxante, na praia ou no campo; em algum sítio onde gostamos muito de estar. Ou imaginar uma caixa onde fechamos as nossas preocupações e receios, em vez de andarem às voltas na nossa cabeça.
  • Pedir ajuda. Muitas vezes não conseguimos ultrapassar a nossa ansiedade sozinhos. Acontece o mesmo aos adultos. Nessas situações devemos pedir ajuda – aos nossos Pais, a um Professor ou ao Psicólogo da escola.

 

E quando nos sentimos mesmo MUITO nervosos?

Quando algo nos deixa mesmo MUITO nervosos podemos ter dificuldade em nos concentrarmos, em dormir ou comer e podemos até ficar zangados com quem está à nossa volta. Podemos estar sempre a repetir pensamentos negativos na nossa cabeça ou acharmos que vão acontecer coisas negativas. Às vezes começamos a evitar algumas actividades na escola (a aula de Educação Física, por exemplo), sair com os amigos ou tentamos mesmo ficar em casa o máximo de tempo possível e nem ir à escola.

Quando nos sentimos muito ansiosos devemos procurar ajuda. Um Psicólogo é a melhor pessoa para nos ajudar. Podemos falar com o Psicólogo da escola ou pedir aos nossos Pais para nos levarem a um. O Psicólogo pode ajudar-nos a lidar com a ansiedade e ganhar mais controlo sobre ela.

Alerta: se tu (ou alguém que conheces) se sente tão ansioso que tem vontade de fazer mal a si próprio, precisas de falar com um adulto JÁ!