Quando Tenho Pesadelos

Toda a gente precisa de dormir: as crianças, os adultos, os animais. Tal como comer, dormir é essencial à sobrevivência. Durante o sono o nosso corpo descansa e o nosso cérebro arruma e organiza a informação que foi acumulando durante o dia.

Normalmente dormimos bem e até temos sonhos bons. Mas, de vez em quando, toda a gente (crianças e adultos) tem pesadelos. Um pesadelo é um sonho mau. Podemos ter pesadelos com coisas da nossa vida ou coisas imaginárias (monstros, por exemplo). Ter pesadelos pode fazer-nos sentir com medo, ansiosos, perturbados… mas a boa notícia é que os pesadelos não são reais e, portanto, não nos podem fazer mal – por muito mau que tenha sido o pesadelo!

 

Porque é que temos pesadelos?

Em primeiro lugar porque, como já dissemos, o nosso cérebro não se desliga totalmente quando dormimos, continua a processar informação. E, às vezes, coisas que nos stressaram durante o dia podem transformar os nossos sonhos em pesadelos. Os nossos pesadelos podem ser uma forma que o nosso cérebro arranja de lidarmos com os nossos problemas – na escola, em casa, com os amigos.

Às vezes, quando acontecem coisas menos boas ou grandes mudanças na nossa vida (por exemplo, a morte de alguém ou divórcio dos nossos Pais) podemos ter pesadelos.

Outra coisa que pode causar pesadelos é vermos um filme de terror ou lermos um livro assustador antes de irmos dormir. Também podemos ter pesadelos quando estamos com febre.

Mas, às vezes, também podemos ter pesadelos sem qualquer razão para isso.

 

O que podemos fazer quando temos pesadelos?

Embora seja normal termos pesadelos de vez em quando, se costumamos ter muitos pesadelos há algumas coisas que podemos tentar:

  • Ter uma rotina para ir dormir. Podemos tentar ir para a cama e acordar sempre à mesma hora, todos os dias. A não ser que não tenhamos dormido bem ou estejamos doentes, devemos evitar fazer sestas durante o dia, assim como comer ou fazer exercício mesmo antes de nos deitarmos. Ajuda se fizermos actividades calmas antes de dormir, como ouvir uma música suave, tomar banho ou ler um livro.
  • Evitar livros ou filmes assustadores antes de dormir também é uma boa ideia. É também importante não excitarmos o nosso cérebro com jogos de consola, sobretudo os que envolvem lutas.
  • Dormir com o nosso peluche ou cobertor preferido. Pode ajudar-nos a sentir mais confortáveis e seguros.
  • Usar uma luz de presença. Mesmo que há muito tempo não usemos uma, podemos tentar voltar a usar uma luz de presença. Assim, se acordarmos com um pesadelos, vemos logo as coisas que conhecemos à nossa volta e é mais fácil lembrar quem somos, onde estamos e que foi apenas um pesadelo.
  • Deixar a porta do quarto aberta. Pode ajudar a lembrar que temos a nossa família por perto. E se acordarmos com medo podemos ir ter com os nossos Pais e pedir um abraço. Nunca somos demasiado crescidos para abraços!
  • Falar sobre os pesadelos. Podemos sentir-nos melhor só por contarmos a alguém os nossos pesadelos e como eles nos fizeram sentir – um amigo, os Pais, um Professor ou o Psicólogo da escola. Se há alguma coisa que durante o dia nos deixa preocupados também podemos falar sobre isso.
  • Lembrar que os pesadelos não são reais. E que, por isso, não nos podem magoar. Sonhar com alguma coisa assustador não significa que isso vá acontecer na realidade. E também não significa que somos más pessoas que queremos fazer coisas más ou assustadoras. Toda a gente tem pesadelos de vez em quando.

 

E quando temos mesmo MUITOS pesadelos?

Embora na maior parte dos casos os pesadelos não sejam um problema, se temos pesadelos muitas vezes e por causa disso dormimos mal e ficamos ansiosos, devemos pedir ajuda. Um Psicólogo é a melhor pessoa para nos ajudar. Podemos falar com o Psicólogo da escola ou pedir aos nossos Pais para nos levarem a um. Um Psicólogo pode ajudar-nos a sentir melhor e a lidar com os nossos pesadelos.