CONSTRUIR UMA ESCOLA SAUDÁVELMENTE

Uma Escola SaudávelMente é uma Escola onde podemos aprender, brincar e ser felizes. É uma Escola em que, sempre que temos um problema existe alguém a quem podemos recorrer e que que nos ajuda a resolvê-lo. Uma Escola SaudávelMente é um espaço onde podemos crescer saudáveis.

Mas andar numa Escola SaudávelMente também depende de nós. Toda a gente tem um papel a desempenhar na construção de uma Escola SaudávelMente. É um trabalho de equipa!

O que podemos fazer?

• Conhecer e respeitar a política de Saúde Psicológica Escolar, assim como todas as regras de funcionamento da nossa escola.
  • Informar um adulto (um Professor, o Psicólogo da escola ou os nossos Pais) sempre que presenciamos situações de bullying, violência ou qualquer outra situação que julgamos não estar certa. Informar um adulto não é fazer queixinhas! Pelo contrário, estamos a ajudar toda a gente a tornar a escola um lugar seguro onde nos sentimos bem. Os adultos podem ajudar nestas situações e impedir que elas se repitam.
  • Colaborar e trabalhar em equipa. A cooperação tem sempre resultados positivos e garante-nos que não estamos sozinhos nem deixamos ninguém sozinho a enfrentar os seus problemas. Ajudar os nossos amigos e colegas quando têm um problema (por exemplo, dificuldades com uma disciplina) faz-nos sentir bem e faz os nossos colegas sentirem-se melhor, o que torna toda a gente mais feliz.
  • Integrar toda a gente. Não excluir ninguém, não deixar ninguém sozinho e isolado.
  • Procurar ajuda. Quando temos um problema é importante que não o guardemos só para nós. Contar a alguém é o primeiro passo para encontrarmos uma solução e o resolvermos. Isto é verdade tanto para os nossos problemas como para os problemas dos nossos amigos e colegas. Por isso, em ambos os casos devemos procurar ajuda junto dos Pais, de um Professor ou do Psicólogo da escola, por exemplo.
  • Participar nas actividades da escola. Quando desenvolvemos actividades de que gostamos na escola, sentimo-nos melhor na escola e fazemos amigos.
  • Falar sobre Saúde Psicológica. Aprender e ensinar os outros sobre o que é a Saúde Psicológica e o que são os problemas de Saúde Psicológica pode ser uma grande ajuda. Os conteúdos deste site poderão ajudar os mais novos e os mais velhos.
  • Dar as nossas sugestões. Podemos sugerir várias formas de melhorar a nossa escola e de a tornar uma Escola SaudávelMente. Para isso basta falar directamente com os Professores. Ou então, deixar sugestões neste espaço.

CAIXA DE SUGESTÕES