Quando os Pais discutem

É normal que os Pais discordem e discutam de vez em quando, sobre dinheiro, tarefas domésticas ou o que fazer nas férias. Os nossos Pais podem discutir sobre coisas importantes, como decisões a tomar para a nossa família, ou sobre pequenas coisas, sem importância, como o que vai ser o jantar.

Às vezes os Pais conseguem discordar um do outro e continuar a falar de forma calma, ouvindo-se um ao outro. Mas, muitas vezes, discordam e discutem por causa disso. Uma discussão é uma espécie de luta, só que com palavras.

É normal ficarmos preocupados quando os nossos Pais discutem. As vozes altas e as palavras zangadas dos nossos Pais podem fazer-nos sentir tristes, zangados ou com medo. Também nos podemos sentir mal quando as discussões são em silêncio, por exemplo, quando os nossos Pais estão tão zangados que não falam um com o outro. Às vezes, as discussões fazem-nos chorar, ter dificuldade em dormir, ter dores de barriga ou não querer ir à escola.

Podemos ficar preocupados com um dos Pais durante a discussão, porque sabemos que ele vai ficar triste ou magoado. Podemos achar que um dos Pais vai perder o controlo e sentirmo-nos inseguros.

Quando os Pais discutem sobre coisas relacionadas connosco, podemos sentir-nos culpados e pensar que só estão a discutir por nossa causa. Mas isso NUNCA é verdade! Mesmo quando os Pais discutem sobre nós, a discussão não é culpa nossa, mas sim da diferença de opinião entre eles. Não somos NUNCA responsáveis por resolver as discussões dos nossos Pais e acabar com elas. Essa responsabilidade é dos Pais.

 

O Que Significa os Pais Discutirem?

Às vezes, quando os nossos Pais discutem, ficamos preocupados que já não gostem um do outro ou que se possam divorciar. Embora isso possa acontecer, na maior parte das vezes, as discussões dos nossos Pais não significam que já não gostam um do outro ou que se vão divorciar. A maior parte das discussões acontecem porque os Pais andam stressados ou o dia lhes correu mal. Toda a gente perde a calma e a paciência de vez em quando e, muitas vezes, as discussões acontecem apenas porque um dos Pais (ou os dois) perderam a calma e a paciência.

Tal como nós, quando estamos tristes ou zangados, os Pais podem chorar ou dizer coisas de que se arrependem e que na realidade não sentem.

Haver discussões de vez em quando é normal. Nenhuma família é perfeita e mesmo nas famílias mais felizes, os problemas aparecem e os Pais discutem de vez em quando. Na maior parte das vezes as discussões resolvem-se rapidamente, os Pais pedem desculpa, fazem as pazes e toda a gente fica a sentir-se melhor.

Quando existem discussões todos os dias, os Pais podem precisar da ajuda de outros adultos para se entenderem e resolverem os seus problemas.

 

O Que Fazer Quando os Pais Discutem?

É importante lembrarmo-nos que a culpa não é nossa e que são os nossos Pais que estão a discutir, não nós. Por isso, a melhor coisa a fazer é ficar fora da discussão e ir para outro lado qualquer dentro de casa. Por exemplo, podemos ir para o nosso quarto, fechar a porta e tentarmos encontrar alguma coisa para fazer e nos distrairmos até a discussão acabar.

Não devemos ser árbitros da discussão dos nossos Pais nem tomar o partido de ninguém, mesmo quando eles nos pedem.

Quando as discussões dos nossos Pais nos fazem sentir mal e nos perturbam devemos falar com eles sobre isso, numa altura em que tudo esteja mais calmo, dizendo-lhes como nos sentimos.

 

Quando a Discussão Acaba Mal…

Quando os Pais discutem pode acontecer gritarem, chamarem nomes e dizerem coisas maldosas. Mesmo que os Pais façam isto, NUNCA está bem que tratemos outras pessoas da mesma forma – com desrespeito, usando palavras feias ou gritando-lhes.

Às vezes, as discussões entre os Pais vão longe de mais e acabam mal, incluindo empurrões, atirar coisas um ao outro, ou bater um no outro. No entanto, estas coisas estão erradas e não deveriam acontecer. Quando as discussões entre os Pais se tornam lutas físicas, os Pais devem aprender a controlar as suas emoções e podem precisar da ajuda de outros adultos para fazer isso.

Quando vivemos numa família em que as discussões e as lutas são uma constante podemos falar sobre o assunto com um adulto em quem confiemos – um familiar, um Professor ou o Psicólogo da escola.

Quando algum dos nossos Pais ou nós próprios acabamos por sair magoados destas discussões, devemos falar com um adulto em quem confiemos – um familiar, um Professor ou o Psicólogo da escola. É possível obter ajuda para todos.

Se existir uma ameaça à nossa vida ou à de alguém lá em casa, não devemos ter medo de ligar para o 112 e pedir ajuda. Pode ser muito difícil para nós fazer essa chamada, mas é a melhor opção.