Como posso trabalhar em grupo?

Frequentemente os Professores pedem para fazermos trabalhos de grupo, sobretudo a partir do 2º Ciclo. Umas vezes temos de trabalhar apenas com uma ou duas pessoas, outras vezes, com quatro ou cinco. Às vezes os trabalhos de grupo duram apenas o tempo da aula, noutros casos, podemos ter de realizar projectos mais duradouros em grupo.

 

Porquê Tantos Trabalhos de Grupo?

São muito raras as pessoas que trabalham sozinhas. A maior parte das coisas precisam da ajuda ou das ideias de outras pessoas. Os trabalhos de grupo são uma boa forma de praticar para o que nos espera no secundário, na universidade e no mundo do trabalho – o mais provável é virmos a ter um emprego em que precisamos de colaborar com outras pessoas. Mas por enquanto os trabalhos de grupo podem ser experiências divertidas, que nos permitem fazer projectos maiores e mais interessantes do que aqueles que conseguiríamos fazer sozinhos. Com os trabalhos de grupo podemos aprender mais e em menos tempo, através da cooperação entre colegas.

Os trabalhos de grupo também nos permitem conhecer melhor os nossos colegas, alguns com quem nem sequer costumamos falar. E praticar capacidades em que temos mais dificuldade, por exemplo, sermos organizados, pacientes ou cumprirmos prazos. Se ficamos nervosos quando temos de falar para toda a turma, um trabalho de grupo pode ajudar-nos a praticar essa competência e a ficarmos mais confortáveis nessas situações.

 

Os Trabalhos de Grupo não correm bem!

Uma das coisas mais importantes quando fazemos um trabalho de grupo é comunicarmos bem com os colegas e cooperar, participar com a nossa opinião e respeitar a opinião dos colegas, reflectir as várias ideias e tentar chegar a um consenso de grupo. É boa ideia verificar várias vezes o progresso do grupo e perguntar se alguém precisa de ajuda. Algumas estratégias podem ajudar a que os trabalhos de grupo corram bem e tenham sucesso:

  • Começar por falar. Muitas vezes começamos logo por distribuir tarefas, mas é importante começar por conhecer melhor os colegas do grupo. Mesmo quando já os conhecemos, tirar uns minutos para partilhar os pontos fortes e fracos de cada um pode ajudar. Por exemplo, podemos dizer: “desenho bem, por isso se quiserem eu faço a capa” ou “não desenho muito bem, alguém me quer ajudar a desenhar a capa?”
  • Criar regras. Para além das regras impostas pelo Professor ou pela natureza da tarefa, enquanto grupo podem criar as vossas próprias regras. Por exemplo, vão reunir-se na escola ou fora da escola? Quantas vezes?
  • Dividir o trabalho de forma justa. Atribuir trabalhos individuais dentro do grupo é muito importante. Um dos principais problemas dos trabalhos de grupo é que, muitas vezes, alguém acaba por fazer a maior parte do trabalho enquanto os outros “descansam à sombra da bananeira”. Logo desde o início é importante definir e dividir o trabalho de forma justa. Quando sentimos que a maior parte do trabalho está a ser feito por nós (ou por um colega) devemos falar abertamente sobre isso com o grupo. Se nada se alterar, devemos falar com o Professor.
  • Ter reuniões produtivas. Para fazer uma boa reunião de trabalho é importante haver um líder, que ajude o grupo a manter-se focado. Não precisa de ser sempre a mesma pessoa. Na realidade, até é melhor que não seja. Podemos sempre fazer sugestões e dar ideias, pedir aos colegas que partilhem informação num determinado tempo ou ajudar colegas a chegar a um consenso quando têm ideias diferentes. É importante não desencorajar os outros de participar, não criticar negativamente todas as ideias dos outros, não interromper e falar por cima dos colegas ou distrair o grupo com coisas que nada têm a ver com o tema do trabalho.
  • Trocar ideias. Uma das principais chaves do sucesso dos trabalhos de grupo é a comunicação. Devemos escutar os colegas, incentivá-los a participar e contribuir com as nossas próprias ideias. As decisões devem ser tomadas em conjunto. No entanto, quando não concordamos com a decisão que o grupo quer tomar devemos dizê-lo. Sempre que surge um conflito devemos tentar resolvê-lo imediatamente.

Tal como dá trabalho completar um projecto, também dá trabalho fazer um grupo funcionar bem. Às vezes podem surgir problemas. Por exemplo, às vezes não suportamos a forma como um colega está sempre a falar por cima dos outros ou estamos fartos que um colega nunca participe com ideias objectivas ou faça a sua parte. A melhor abordagem é tentar falar sobre o assunto a bem, com todo o grupo (não é boa ideia andar a segredar com outros elementos do grupo). Um bom trabalho de grupo exige honestidade e o envolvimento de todos. Podemos dizer: “Sara, não gosto quando me interrompes quando eu estou a tentar dizer alguma coisa” ou “Tiago, que parte do trabalho é que preferes fazer?”. Quando não conseguimos resolver estes problemas dentro do grupo o melhor mesmo é falarmos com o Professor. Se os conflitos são persistentes e ultrapassam a esfera do trabalho de grupo, podemos também falar com o Psicólogo da escola.