Contributo dos Serviços de Psicologia

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

A identificação de programas universais de qualidade e eficácia promissora continua a ser crucial, assim como orientar as escolas para que façam escolhas informadas sobre a adoção, implementação e avaliação de programas de ASE. Idealmente as direções escolares deverão estar centradas em evidências que apoiem esses programas e nos contextos nos quais eles são eficazes.

Um contributo importante neste sentido foi a construção de uma plataforma contendo programas de prevenção e promoção de competências submetidos à aprovação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015) e disponível no seu site online.

Os vários programas disponíveis no site fornecem informação acerca do nível de intervenção, do tema, das estratégias, do público-alvo, do contexto de aplicação e dos critérios de qualidade. Trata-se de um recurso valioso para as direções escolares e para as equipas técnicas, em especial os Serviços de Psicologia escolar, na implementação de programas que promovam a saúde psicológica, o desenvolvimento sócio emocional e o desempenho académico, baseados em evidência científica.

O aumento da prevalência de problemas de saúde mental na população sugere a impossibilidade dos serviços de psicologia escolar darem resposta a todos os casos e, por isso, a prevenção dos problemas e a promoção da saúde psicológica são a única via economicamente viável. Mudar para este sistema mais vasto de inclusão do modelo de prevenção/promocional requer considerar, não apenas as necessidades dos alunos que estão a experienciar dificuldades significativas, mas a de todos os alunos e da Escola.