Exercício Profissional
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Os serviços de Psicologia da Educação só devem ser prestados por profissionais devidamente qualificados e reconhecidos, uma vez que estes são os únicos com competência para o fazer, não gerando perigos para as Instituições e a Saúde Física e Psicológica dos seus elementos e destinatários.
Neste sentido, deve ser considerado requisito imprescindível ser Membro (Efetivo ou Estagiário) da Ordem dos Psicólogos Portugueses para exercer o papel de Psicólogo da Educação e realizar os respetivos atos psicológicos. Poderão também ser reconhecidos enquanto Especialistas em Psicologia da Educação, de acordo com o mais recente processo de Especialização.
Os Psicólogos da Educação são obrigados a cumprir o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que promove um conjunto de princípios éticos fundamentais para a intervenção psicológica, assegurando a prestação de serviços de qualidade.
Para desempenhar o papel de Psicólogo da Educação é ainda fundamental o seguinte perfil de competências básicas:
- Conhecimento científico na área da Psicologia: por exemplo, bases biológicas, cognitivas, afetivas, sociais e culturais do comportamento; desenvolvimento ao longo da vida; avaliação e diagnóstico; modelos de intervenção psicológica; metodologias de investigação; questões éticas, legais e profissionais;
- Conhecimento científico na área específica da Psicologia da Educação: por exemplo, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação, Psicopatologia infantil e do adolescente, Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira, Diagnóstico e Intervenção Psicoeducativa;
- Conhecimento científico na área da Avaliação Psicológica e Psicopedagógica: por exemplo, aplicação de critérios baseados na evidência na seleção e utilização de métodos de avaliação; administração, cotação, interpretação e síntese de resultados das avaliações efetuadas, de acordo com as regras de conduta e a investigação; formulação de diagnósticos, recomendações e opiniões profissionais com base em resultados de avaliação; comunicação de resultados de avaliação de modo integrado;
- Conhecimento científico na área da Intervenção Psicológica, Psicopedagógica e Socioeducativa: por exemplo, seleção e aplicação de intervenções que respondam às necessidades de indivíduos, famílias, grupos, organizações e comunidades; seleção e aplicação de intervenções com o objetivo de tratar problemas específicos; promoção da saúde e do bem-estar psicológicos; melhoria do desempenho individual e organizacional; redução dos fatores de risco; aumento dos fatores de proteção e da resiliência; desenvolvimento de atividades de consultadoria com outros profissionais e profissões;
- Conhecimento científico na área da Educação: estrutura e organização dos sistemas e contextos educativos; psicopedagogia; novas tecnologias aplicadas à educação, etc.;
- Competências de natureza relacional e capacidade de trabalhar em equipa: aplicação integrada da teoria e comunicação eficaz com indivíduos, famílias, grupos, comunidades e organizações; atitude colaborativa; gestão do conflito;
- Competências pessoais como a integridade, a responsabilidade, a preocupação com o bem-estar das outras pessoas e uma identidade pessoal enquanto Psicólogo, que integre o conhecimento científico e a prática e envolva um compromisso com os valores da solidariedade, igualdade e respeito pela diversidade;
- Raciocínio crítico e tomada de decisão baseada em metodologias e conhecimentos validados e comprovados (evidências científicas) provenientes da investigação científica em várias áreas;
- Profissionalismo, ética e responsabilidade social.
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