A Importância dos Psicólogos Escolares e da Educação

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O âmbito de atuação dos Psicólogos da Educação é alargado e diverso, estendendo-se a todos os cenários onde ocorram processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. Desta forma, os Psicólogos da Educação intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social (por exemplo, escolas e outras instituições educativas, formais e não-formais, museus, estabelecimentos prisionais, centros educativos, autarquias, centros de formação profissional, serviços de reabilitação, instituições de solidariedade social, lares).

O campo de intervenção da Psicologia da Educação abrange todo o ciclo vital e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos, entre os quais: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e formadores, famílias, técnicos, instituições e comunidades.

A sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa e tem como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

Entre outros benefícios, as atividades dos Psicólogos da Educação podem contribuir para o desenvolvimento saudável e integral, o bem-estar e a saúde física e psicológica, o aumento da qualidade e satisfação com a vida, a promoção das relações interpessoais saudáveis, a prevenção de violência e de outros comportamentos de risco, a prevenção da discriminação, a promoção da cidadania ativa, a promoção da inclusão das pessoas nas suas comunidades, o compromisso e envolvimento com a aprendizagem e a redução de problemas psicoeducativos (de desenvolvimento, de comportamento, de aprendizagem, socioemocionais e agenciativos).

Neste sentido, as competências e capacidades dos Psicólogos da Educação constituem um apoio fundamental para as realidades individuais, sociais e económicas dos contextos educativos, sendo inúmeras as evidências científicas da eficácia, do custo-benefício e dos resultados positivos da sua ação.

As competências e multiplicidade de funções dos Psicólogos da Educação, que lhes permitem atuar como agentes de mudança, valorizam os contextos educativos e contribuem para uma prestação de serviços mais eficaz.