Clima e Cultura Escolar

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

O Clima constitui um elemento distintivo de cada Escola e é através dele que se podem captar as expectativas explícitas ou implícitas dos seus atores, as suas normas e os valores partilhados.

A Cultura Escolar é um dos conceitos mais complexos e importantes na educação e constitui um nível mais profundo de crenças e premissas básicas compartilhadas por todos os elementos, que operam inconscientemente e que definem, de forma habituada e tomada por garantida, a visão de uma organização de si mesma e do seu ambiente. E por este mesmo motivo, a cultura escolar torna-se tão difícil de entender e de mudar.

É assumido que a verdadeira cultura de uma Escola é aquela em que as normas e os valores preveem o sucesso para todos, sem exceção; onde limites claros são estabelecidos, conhecidos e acordados por todos. Ao desenvolver uma cultura positiva, as Direções garantem ainda que as práticas educativas sejam verdadeiramente inclusivas. Difícil é passar, de forma efetiva, dos Planos e Projetos à prática.

As culturas escolares concentram-se na aprendizagem, no ensino e muitas vezes na compreensão do “Aqui faz-se assim”. Liderar mudanças culturais envolve compreensão das capacidades de liderança e uma apreciação do desenvolvimento de culturas em ambiente escolar.