Funções e Atividades

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

  1. Desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação de programas e planos de prevenção de problemas educativos e de Saúde Psicológica, dirigidos a indivíduos, grupos ou instituições.

O Psicólogo da Educação intervém propondo a introdução de modificações do contexto educativo, familiar e social que evitem o aparecimento ou atenuem fatores de risco para o desenvolvimento pessoal, relacional, educativo e social. Os projetos de prevenção podem incluir ações específicas para a prevenção de problemas educativos concretos (como as dificuldades de adaptação ao contexto, a deteção precoce de necessidades especiais, o absentismo e abandono escolar ou profissional, o insucesso académico ou profissional ou o bullying e violência) ou para permitirem que os estudantes, profissionais ou utentes adquiram progressivamente maior autonomia e competência para gerirem as exigências das atividades diárias.

  1. Desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação de programas e planos de promoção do sucesso educativo e da Saúde Psicológica

Os Psicólogos da Educação identificam os aspetos do ambiente educativo e institucional, bem como os fatores cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais que facilitam o desenvolvimento e a aprendizagem, utilizando esta informação para promover competências específicas, resultados académicos de estudantes e formandos, a motivação e o envolvimento com os contextos. Para além disso, reconhecem ainda a influência de outros fatores de proteção que melhoram não só a aprendizagem, mas também o bem-estar e a Saúde Psicológica. Nesse sentido, desenvolvem projetos de promoção da Saúde (Física e Psicológica), da resiliência, das competências socioemocionais e do relacionamento interpessoal.

  1. Intervenção em Necessidades Educativas Especiais

Os Psicólogos da Educação participam na avaliação do desenvolvimento e das necessidades educativas desde as primeiras fases da vida e ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas, com o objetivo de detetar, intervir e prevenir os efeitos socioeducativos das incapacidades funcionais, psíquicas e sociais. Juntamente com outros profissionais colaboram nos processos de identificação e implementação de respostas específicas e diferenciadas para estudantes e utentes com necessidades educativas especiais. Para além disso, prestam serviços de aconselhamento a docentes e técnicos, na realização de adequações curriculares ou de projetos de vida, diversificação dos procedimentos e respeito pela diversidade; e intervêm junto das famílias, facilitando a relação com a instituição e promovendo o conhecimento e a compreensão das necessidades específicas em causa.

  1. Desenvolvimento Vocacional e de Carreira

Os Psicólogos da Educação promovem e participam na organização, planificação, desenvolvimento e orientação dos processos de desenvolvimento vocacional e de carreira: implementam estratégias de desenvolvimento de competências de autoconhecimento e clarificação dos projetos pessoais, vocacionais e profissionais; disponibilizam informação e ajudam os indivíduos nos processos de tomada de decisão perante diferentes oportunidades educativas e/ou profissionais: escolhas iniciais, desemprego ou reconversão profissional; construção de planos de carreira; (re)inserção na vida ativa; tarefas de vida diária.

  1. Promoção Cognitiva, Promoção do Envelhecimento Ativo e Prevenção do Declínio Intelectual

Tendo em conta o seu conhecimento científico sobre os aspetos cognitivos do envelhecimento e o impacto psicológico e social do processo de envelhecer, em contextos educativos não formais (como Universidades Seniores, Lares de Terceira Idade e outras instituições que trabalham com pessoas idosas), os Psicólogos da Educação podem contribuir para um envelhecimento ativo e uma melhoria da qualidade de vida. Especificamente, os Psicólogos podem desenvolver programas de estimulação cognitiva e/ou socioemocional, que permitam a cada pessoa idosa otimizar as suas capacidades e atingir o seu potencial máximo durante a velhice.

  1. Educação para a Literacia em Saúde Psicológica

A literacia em Saúde diz respeito à forma como os indivíduos compreendem informação acerca da saúde (física e psicológica) e dos cuidados de saúde e de como a aplicam às suas vidas, utilizando-a para tomar decisões. Os Psicólogos da Educação, em qualquer contexto, podem desenvolver estratégias de Educação para a Saúde. Por exemplo, podem contribuir para a incorporação de informação sobre Saúde e Higiene Mental, correta e adequada do ponto de vista desenvolvimental ou realizar campanhas de divulgação de informação sobre Saúde, dirigidas aos contextos escolares, locais de trabalho ou outras instituições.

  1. Coordenação e Gestão de Projetos

Os Psicólogos da Educação podem contribuir para a dinamização de projetos e instituições e do seu potencial de recursos, assim como para a construção de fluxos e redes sociais de apoio na comunidade educativa ou para a adaptação dos projetos às necessidades particulares de cada instituição. As competências de comunicação interpessoal e de trabalho em equipa, de planeamento e avaliação das intervenções, e de resolução de problemas, tornam os profissionais de Psicologia uma mais-valia para este tipo de função.

  1. Intervenção em situações de Crise e Emergência

Os Psicólogos da Educação estão preparados para trabalhar, em conjunto com outros Agentes Educativos, estudantes, encarregados de educação, famílias, técnicos e a comunidade em geral, em situações de crise como suicídios, homicídios, desastres naturais, bombas ou ameaças de bombas, violência, terrorismo, abuso sexual, entre outras.

A intervenção dos Psicólogos da Educação traz benefícios únicos. Só com base em competências de comunicação interpessoal e trabalho em equipa, e em competências específicas de promoção, prevenção e intervenção na aprendizagem, saúde psicológica e integração social é possível responder de forma correta às necessidades de indivíduos, famílias, grupos e instituições, reduzindo os fatores de risco e aumentando os respetivos fatores de proteção e resiliência.

 

Formação

A difusão do conhecimento da Psicologia da Educação entre outros profissionais da educação e nos grupos sociais, instituições e entidades implicadas em processos educativos, constitui um papel importante deste profissional no exercício de ações de formação.

  • Colaborar, desenvolver e implementar ações de formação, educação ou sensibilização dirigidas aos vários intervenientes nas instituições (por exemplo, docentes, discentes e outros agentes educativos, técnicos, grupos de profissionais (ex: de saúde), órgãos de gestão, pais ou outros familiares). Ao nível da Formação, os Psicólogo têm funções que vão desde a identificação e valorização da necessidade de formação ao desenho e elaboração de programas formativos e de desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a implementação e avaliação desses programas e da sua eficácia.
  • Organizar e gerir atividades de formação de profissionais, por solicitação das Instituições.

Os Psicólogos desempenham um papel insubstituível na capacitação das instituições e dos seus elementos. Da mesma forma, são os profissionais indicados para alavancar o desenvolvimento profissional de outros profissionais, sobretudo no que diz respeito às capacidades de comunicação, liderança, trabalho em equipa ou gestão de conflitos, por exemplo.

 

Consultadoria

  • Consultadoria Colaborativa nos Processos de Pré-Seleção, Avaliação e Orientação de formandos, formadores ou outros recursos humanos, no sentido do emparelhamento e adequação às necessidades educativas da instituição e do desenvolvimento pessoal e profissional dos agentes educativos.
  • Consultadoria Colaborativa no Planeamento Estratégico, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Políticas e Projetos Educativos, considerando a sua importância e impacto na população. Os Psicólogos da Educação estão capacitados para analisar a realidade educativa e os fatores individuais, sociais e culturais que influenciam os processos educativos. Nesse sentido, podem dar um contributo fundamental na conceção e aplicação de medidas baseadas em evidências teóricas e empíricas, que visem a melhoria dos sistemas educativos e das instituições.

Os conhecimentos teóricos e práticos sobre o funcionamento do comportamento humano e das instituições e o conhecimento das necessidades dos diferentes contextos educativos tornam os Psicólogos da Educação profissionais de referência para a organização dos sistemas educativos, não só do ponto de vista operacional, mas também do ponto de vista consultivo, no apoio à tomada de decisões executivas.

 

Outras

  • Participação na elaboração de processos de candidatura a financiamentos, nomeadamente no que diz respeito aos fatores humanos, aspetos comportamentais e impacto psicossocial e psicopedagógico dos projetos – aspetos cada vez mais valorizados nestes processos.
  • Elaboração e emissão de opiniões, declarações, pareceres e relatórios técnico-científicos, escritos ou orais, na área da Psicologia da Educação.
  • Coordenação e Supervisão da atividade de outros Psicólogos, Estagiários de Psicologia e Agentes Educativos.
  • Investigação. Realização de estudos científicos com o objetivo de melhorar a atuação e a competência técnica dos Psicólogos da Educação, através do aprofundamento e extensão da teoria e intervenções da Psicologia da Educação e do desenvolvimento de práticas e políticas educativas baseadas em evidências científicas.
  • Articulação com outros serviços e instituições da comunidade. Os Psicólogos da Educação atuam como agentes de mudança a diversos níveis do sistema, facilitando a comunicação e a cooperação entre todos os membros da comunidade, em função de objetivos educativos (Docentes, Agentes Educativos, Técnicos de diferentes áreas de especialização, Famílias, Administradores…). Estabelecem também a articulação com outros serviços e recursos da comunidade (autarquias locais, centros de saúde, IPSS’s, associações, etc.), promovendo as potencialidades da intervenção através da otimização dos recursos existentes.

A multiplicidade de competências e áreas de atuação dos Psicólogos da Educação atribui-lhes valências polifuncionais. Dada a sua compreensão holística da realidade humana e social, o contributo dos Psicólogos da Educação pode ser valioso também noutras áreas e papéis.