CONSTRUIR UMA ESCOLA SAUDÁVELMENTE

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A Saúde Psicológica Escolar está directamente relacionada com uma educação de qualidade e perpassa pelas diferentes dimensões do processo educativo, desde a gestão da escola, passando pelo currículo e metodologia de ensino, à formação dos agentes educativos. A promoção da Saúde Psicológica Escolar deve operar de modo consistente ao longo do currículo, do ambiente escolar e dos serviços escolares, sendo integrada em programas e estruturas dentro da escola. Deste modo, o papel dos Directores na construção de uma Escola SaudávelMente é crucial.

O que podem fazer os Diretores?

  • Elaborar e implementar políticas, planos e práticas escolares que reflitam a importância da promoção da Saúde Psicológica, do Sucesso Educativo e do bem-estar da comunidade educativa.
  • Implementar estratégias que apelem à participação da restante comunidade educativa (Alunos, Pais, Profissionais) na elaboração das políticas, planos e práticas escolares, assim como nas tomadas de decisão relativas à escola.
  • Reconhecer (formal ou informalmente) o contributo dos diferentes elementos da comunidade escolar.
  • Implementar, em conjunto com o Psicólogo da escola, um plano global, estratégias, projetos ou ações de promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo, que visem aumentar os fatores de proteção da Saúde Psicológica Escolar (por exemplo, autoestima, capacidade de adaptação e coping, autorregulação emocional, relações interpessoais na escola, resolução de problemas ou competências de comunicação e assertividade)
  • Implementar, em conjunto com o Psicólogo da escola, um plano global, estratégias, projetos ou ações de promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo, que visem minimizar os fatores de risco para a Saúde Psicológica Escolar (por exemplo, discriminação sexual ou de género, exclusão social e estigma, bullying e violência escolar, insucesso e abandono escolar, dificuldades de aprendizagem, transições escolares difíceis ou disciplina escolar inconsistente).
  • Recolher, regularmente e de forma sistematizada, informação que permita caracterizar a Saúde (Física e Psicológica), o Sucesso Educativo e o bem-estar da comunidade escolar. Partilhar os indicadores recolhidos com a comunidade escolar e utilizá-los para, de forma participativa, gerar medidas de promoção da Saúde Psicológica Escolar.
  • Incentivar a disponibilização e discussão de informação sobre Saúde Psicológica, adequada à idade dos Alunos e restante comunidade educativa. Falar sobre Saúde Psicológica na sala de aula. É fundamental que haja um esforço concertado para gerar conhecimento e consciência sobre os aspetos relacionados com a Saúde Psicológica e os problemas de Saúde Psicológica, combatendo o estigma associado a estes últimos. Os Professores têm uma posição privilegiada e uma oportunidade única para criar consciência sobre as questões relacionadas com a Saúde Psicológica (e os comportamentos que a promovem). Mensagens de consciencialização e os sinais de alarme podem ainda ser comunicados aos Pais e a restante comunidade educativa (por exemplo, através de workshops, flyers ou newsletters).
  • Desenvolver ou apoiar campanhas de promoção da Saúde Psicológica (por exemplo, a campanha Encontre uma Saída ou o Dia Mundial da Saúde Mental).
  • Proporcionar formação a toda a comunidade educativa. Na maior parte dos casos as crianças e os jovens procuram ajuda junto de uma figura de quem gostam e com quem têm alguma familiaridade (independentemente da sua formação ou função na escola). Por isso é fundamental incluir todos os adultos em formações sobre a melhor forma de lidar com os problemas dos alunos, os sinais de alarme, e o encaminhamento correto do aluno.
  • Oferecer aos alunos oportunidades e experiências de aprendizagem criativas que respondam à diversidade de talentos e interesses dos alunos. Por exemplo, bandas escolares, coro, dança, xadrez, desporto, clubes, teatro ou debates.
  • Incentivar a realização de atividades que envolvam toda a escola. Por exemplo, realizar atividades escolares que incluam turmas de vários anos de escolaridade e proporcionar momentos de convívio entre todos os alunos.
  • Envolver os alunos na personalização dos espaços físicos da escola. Por exemplo, expor os trabalhos artísticos dos alunos pela escola e envolver os alunos nas atividades de limpeza e manutenção da escola.
  • Realizar periodicamente um fórum de alunos ou conselho de alunos, de modo a permitir aos alunos juntarem-se e expressarem as suas opiniões sobre assuntos escolares que lhes digam respeito. A informação recolhida pode ser posteriormente utilizada como parte da reflexão de Diretores e Professores.
  • Desenvolver estratégicas de comunicação Família-Escola e oferecer oportunidades de envolvimento dos Pais na escola.

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