Envolvimento de Famílias Vulneráveis
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É muito importante que a escola atenda aos pais mais vulneráveis e procure quebrar o afastamento destas famílias em relação à escola, sobretudo quando são precisamente as suas crianças que mais poderão beneficiar do maior envolvimento dos pais na escola.
Famílias desfavorecidas do ponto de vista socioeconómico e educacional, “difíceis de alcançar” ou “multiproblemáticas” estão menos envolvidas na escola devido a horários pouco flexíveis, falta de recursos, preocupações com a sobrevivência, perceção de pouca competência para apoiar os filhos na escola e memórias pouco positivas da sua experiência escolar enquanto estudantes. As escolas devem ter em conta estes obstáculos e procurar ultrapassá-los com horários flexíveis de atendimento, abordagens positivas de aproximação às famílias, com uma linguagem clara e acessível, sem comentários depreciativos, e recorrendo ao melhor canal de comunicação para ultrapassar dificuldades de agendamento presencial.
Um primeiro nível pode passar por apoiar as famílias no cumprimento das suas funções básicas. Algumas famílias com filhos na escola necessitam de ajuda para compreender os comportamentos e as necessidades dos filhos em determinados períodos de desenvolvimento, bem como para desenvolver práticas educativas adequadas. Um conjunto de condições básicas ao nível do sono, alimentação, higiene, segurança, saúde, utilização das tecnologias, de colaboração entre pai e mãe, independentemente do estatuto conjugal, constituem requisitos básicos para a aprendizagem. A formação de pais, o aconselhamento parental e a informação escrita são algumas estratégias que os Psicólogos escolares utilizam para apoiar as famílias. Quando se verificam situações de demissão parental ou de negligência grave, os pais são muitas vezes encaminhados para outros técnicos e serviços da comunidade.
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