Liderança(s)

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O Diretor desempenha um papel fundamental na criação de condições que permitam a construção e o desenvolvimento de parcerias eficazes entre a família, a comunidade e a escola, nomeadamente garantindo a existência de um conjunto de estruturas de apoio na escola, nas quais se incluem os Serviços de Psicologia.

O papel das Direções deverá passar pela:

  • Criação de equipas de ação que incluam profissionais e pais que planeiem, organizem e implementem estas parcerias.
  • Definição de políticas escolares que afirmem explicitamente e integrem os princípios e práticas das parcerias eficazes entre família-comunidade-escola.
  • Promoção de redes de apoio que permitam à comunidade escolar partilhar ideias e boas práticas.

O projeto de cada Escola bem como a sua consecução por parte dos profissionais que nela trabalham dependem da visão e capacidade de liderança da sua Direção e da capacidade empreendedora dos diferentes colaboradores.

O tipo de liderança exercida define a tonalidade da escola, o clima de escola e das aprendizagens, o profissionalismo e a atitude dos docentes e não docentes, a expectativa acerca do que os diferentes alunos são e poderão vir a tornar-se.

O Diretor tem um papel crucial no reconhecimento e desenvolvimento do potencial de liderança dos professores, bem como no apoio à criação destes líderes. Construir a capacidade de liderança numa escola aumenta as oportunidades para melhorar os resultados de aprendizagem para todos os alunos.

A liderança baseada numa visão compartilhada, metas e compromisso com um ensino e aprendizagem de qualidade é essencial nos contextos complexos das Escolas de hoje. As abordagens de liderança mais bem-sucedidas abordam o comportamento de uma forma bem coordenada e multifacetada, e envolvem toda a Escola (estudantes, professores, pais e profissionais de saúde) na conceção e implementação das mudanças. Estas intervenções globais baseiam-se no estabelecimento dos valores sociais positivos e são mais eficazes quando são acompanhadas por expectativas de comportamento de aprendizagem universal que são criadas em parceria entre as Direções e a comunidade escolar em geral.

O Diretor promove a ligação entre a escola e a comunidade. O modo como esta relação é desenvolvida com os seus colaboradores determina fortemente as atitudes dos alunos e dos pais em relação à escola. Se a escola é vibrante e inovadora, se é um espaço centrado nas crianças e nos jovens, se tem a reputação de excelência no ensino, se os alunos realizam o melhor das suas capacidades, a Direção da Escola constitui um elemento fundamental desse sucesso.

Uma Escola Saudável, promotora de bem-estar psicológico, é possível através de uma cultura escolar positiva, que alinha o currículo e outras iniciativas para esse fim e favorece a colaboração entre todos, em particular da escola com as famílias dos alunos. Compete à Escola, e aos seus elementos dirigentes, desenvolver estratégias de aproximação à comunidade e às famílias, de modo a promover o seu envolvimento não só na escola mas também no ajustamento emocional e académico dos seus alunos/jovens/filhos.