Procedimentos e Estratégias de Intervenção
Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.
O Psicólogo da Educação planifica, desenvolve, avalia intervenções e colabora com os diversos intervenientes da comunidade educativa, com base em teoria e evidência empírica. As suas funções podem ser muito variadas, incluindo tarefas de consultadoria, avaliação, aconselhamento individual e em grupo, supervisão, entre outras. Estas intervenções são complementares, podendo corresponder a níveis distintos de intervenção, para responder a necessidades de promoção do sucesso e bem-estar em contexto educativo, prevenção de dificuldades e intervenção para a resolução de problemas ou crise, nomeada e respetivamente por recurso a medidas de carácter universal, seletivo e/ou intensivo.
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Consultadoria Psicológica em Contexto Educativo
A consultadoria psicológica é um processo de resolução de problemas que pretende ajudar o consulente no desenvolvimento de capacidades para lidar mais eficazmente com o cliente (indivíduo, grupo ou organização). Trata-se de uma intervenção indireta, em que o psicólogo educacional (consultor) colabora com outros elementos da comunidade educativa para responder a um determinado problema. Tem uma natureza triádica, já que envolve o consultor, consulente(s) e cliente(s). A consultoria psicológica favorece a ação ecológica e sistémica dos psicólogos educacionais, promovendo ligação e integração entre os diferentes fatores, processos e intervenientes nos processos educativos, quer no seio dos contextos educativos, quer entre estes e os sistemas familiares e comunitários mais alargados.
A consultadoria assume um formato essencialmente colaborativo e participativo que resulta numa produção coletiva de estratégias de ação dirigidas a objetivos conjuntos. A relação do psicólogo com os outros elementos da comunidade educativa constrói-se a partir da repartição equitativa de poder, responsabilidade e participação, o que implica o respeito por qualificações, competências, domínios e experiências específicos de cada um dos intervenientes.
A consultadoria psicológica em contexto educativo permite afetar positivamente o desenvolvimento psicológico e educativo de todos os participantes nesse contexto e não apenas nos dos que apresentam dificuldades.
A consultadoria psicológica pode ocorrer, por exemplo, em situações de gestão de sala de aula e resolução de problemas de indisciplina, de participação em conselhos pedagógicos, de condução de processos de tomada de decisão em grupo, de implementação de programas de formação e educação parental e de prevenção da violência.
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Avaliação Psicológica e Psicopedagógica
- Avaliação, diagnóstico, análise e monitorização do funcionamento psicológico de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, incluindo as características da saúde psicológica e do desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida, as capacidades cognitivas, emocionais, psicológicas e psicomotoras; os problemas de saúde psicológica e do comportamento.
- Avaliação, diagnóstico, análise e monitorização psicológica e psicopedagógica das capacidades e perfis pessoais, grupais e institucionais no que diz respeito aos objetivos educativos/profissionais (por exemplo, desempenho e progresso académico, desenvolvimento de carreira), das necessidades educativas/profissionais (por exemplo, formação contínua) e dos recursos disponíveis para os satisfazer.
Os Psicólogos Educacionais realizam avaliações psicológicas e psicopedagógicas através de diversos métodos e processos formais e informais (por exemplo, observação, entrevistas ou testes psicológicos) para que, com base nos resultados obtidos, possam participar em processos de identificação de necessidades e respostas adequadas, propor e realizar intervenções que visam melhorar as condições educativas, as dificuldades e as necessidades identificadas e produzir Relatórios Psicológicos e/ou Planos de Intervenção. Recolhem ainda dados sobre a eficácia das intervenções realizadas.
Os psicólogos têm conhecimentos científicos específicos que os/as tornam especialistas na análise e avaliação do comportamento humano, sobretudo no que se refere ao seu funcionamento psicológico e psicopedagógico. São esses conhecimentos que lhes permitem utilizar, de forma válida e adequada, instrumentos de avaliação (de que são exemplo os testes psicológicos).
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Apoio Psicológico e Aconselhamento
O apoio e aconselhamento psicológico referem-se à relação profissional estabelecida entre o psicólogo e o cliente com o objetivo de promoção do seu bem-estar e funcionalidade. Trata-se de uma relação de ajuda que visa a resolução de problemas, a facilitação de uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e a mobilização dos seus recursos pessoais (em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia) para minorar ou ultrapassar as dificuldades. Visa ainda o desenvolvimento de competências que permitam à pessoa lidar com problemas semelhantes de forma mais eficaz, no futuro.
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