Literacia em Educação para a Saúde Psicológica

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Um elemento essencial na promoção da literacia em educação para a saúde psicológica passa pela formação e o desenvolvimento dos elementos da comunidade envolvidos, e também pela supervisão e pelo apoio técnico continuado/consultadoria, ações inerentes ao Psicólogo escolar.

O background, formação, atitudes, competências de gestão da sala de aula e estilos de coping dos educadores variam muito. Poucos professores receberam formação inicial em prevenção ou no desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes, pelo que sentem-se com poucas competências para lidar com comportamentos disruptivos e com alunos pouco atentos em sala de aula, o que resulta muitas vezes em níveis elevados de burnout. Por estes motivos, é imperativa a necessidade de despender tempo na formação dos professores sobre o desenvolvimento socioemocional, na programação e avaliação de componentes ASE, assim como no apoio técnico continuado (coaching) e supervisão para facilitar a implementação destas intervenções.

A formação neste campo de estudo deveria idealmente ter início na formação inicial dos professores e continuar mais tarde mediante a frequência de workshops e formação pós-graduada, com uma forte componente prática, onde seja possível uma reflexão em torno das competências socioemocionais dos futuros implementadores de programas ASE, através de atividades experienciais e com uma forte componente interativa.