Procedimentos e Estratégias de Intervenção

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

O Psicólogo da Educação planifica, desenvolve, avalia intervenções e colabora com os diversos intervenientes da comunidade educativa, com base em teoria e evidência empírica. As suas funções podem ser muito variadas, incluindo tarefas de consultadoria, avaliação, aconselhamento individual e em grupo, supervisão, entre outras. Estas intervenções são complementares, podendo corresponder a níveis distintos de intervenção, para responder a necessidades de promoção do sucesso e bem-estar em contexto educativo, prevenção de dificuldades e intervenção para a resolução de problemas ou crise, nomeada e respetivamente por recurso a medidas de carácter universal, seletivo e/ou intensivo.

  1. Consultadoria Psicológica em Contexto Educativo

A consultadoria psicológica é um processo de resolução de problemas que pretende ajudar o consulente no desenvolvimento de capacidades para lidar mais eficazmente com o cliente (indivíduo, grupo ou organização). Trata-se de uma intervenção indireta, em que o psicólogo educacional (consultor) colabora com outros elementos da comunidade educativa para responder a um determinado problema. Tem uma natureza triádica, já que envolve o consultor, consulente(s) e cliente(s). A consultoria psicológica favorece a ação ecológica e sistémica dos psicólogos educacionais, promovendo ligação e integração entre os diferentes fatores, processos e intervenientes nos processos educativos, quer no seio dos contextos educativos, quer entre estes e os sistemas familiares e comunitários mais alargados.

A consultadoria assume um formato essencialmente colaborativo e participativo que resulta numa produção coletiva de estratégias de ação dirigidas a objetivos conjuntos. A relação do psicólogo com os outros elementos da comunidade educativa constrói-se a partir da repartição equitativa de poder, responsabilidade e participação, o que implica o respeito por qualificações, competências, domínios e experiências específicos de cada um dos intervenientes.

A consultadoria psicológica em contexto educativo permite afetar positivamente o desenvolvimento psicológico e educativo de todos os participantes nesse contexto e não apenas nos dos que apresentam dificuldades.

A consultadoria psicológica pode ocorrer, por exemplo, em situações de gestão de sala de aula e resolução de problemas de indisciplina, de participação em conselhos pedagógicos, de condução de processos de tomada de decisão em grupo, de implementação de programas de formação e educação parental e de prevenção da violência.

  1. Avaliação Psicológica e Psicopedagógica
  • Avaliação, diagnóstico, análise e monitorização do funcionamento psicológico de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, incluindo as características da saúde psicológica e do desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida, as capacidades cognitivas, emocionais, psicológicas e psicomotoras; os problemas de saúde psicológica e do comportamento.
  • Avaliação, diagnóstico, análise e monitorização psicológica e psicopedagógica das capacidades e perfis pessoais, grupais e institucionais no que diz respeito aos objetivos educativos/profissionais (por exemplo, desempenho e progresso académico, desenvolvimento de carreira), das necessidades educativas/profissionais (por exemplo, formação contínua) e dos recursos disponíveis para os satisfazer.

Os Psicólogos Educacionais realizam avaliações psicológicas e psicopedagógicas através de diversos métodos e processos formais e informais (por exemplo, observação, entrevistas ou testes psicológicos) para que, com base nos resultados obtidos, possam participar em processos de identificação de necessidades e respostas adequadas, propor e realizar intervenções que visam melhorar as condições educativas, as dificuldades e as necessidades identificadas e produzir Relatórios Psicológicos e/ou Planos de Intervenção. Recolhem ainda dados sobre a eficácia das intervenções realizadas.

Os psicólogos têm conhecimentos científicos específicos que os/as tornam especialistas na análise e avaliação do comportamento humano, sobretudo no que se refere ao seu funcionamento psicológico e psicopedagógico. São esses conhecimentos que lhes permitem utilizar, de forma válida e adequada, instrumentos de avaliação (de que são exemplo os testes psicológicos).

  1. Apoio Psicológico e Aconselhamento

O apoio e aconselhamento psicológico referem-se à relação profissional estabelecida entre o psicólogo e o cliente com o objetivo de promoção do seu bem-estar e funcionalidade. Trata-se de uma relação de ajuda que visa a resolução de problemas, a facilitação de uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e a mobilização dos seus recursos pessoais (em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia) para minorar ou ultrapassar as dificuldades. Visa ainda o desenvolvimento de competências que permitam à pessoa lidar com problemas semelhantes de forma mais eficaz, no futuro.

Domínios de Intervenção

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

Ao nível dos domínios da intervenção, são muitas as funções e atividades que é possível os profissionais de Psicologia da Educação realizarem nos diferenciados contextos educativos, tendo em conta o seu perfil de competências. São estas que capacitam os Psicólogos para, das mais diversas formas, enriquecer e melhorar a qualidade das comunidades educativas em que desenvolvem o seu trabalho, ou para as quais prestam os seus serviços.

A melhoria da qualidade de vida de todos os intervenientes nos contextos educativos e a necessidade de uma intervenção preferencialmente promocional e preventiva, implica que os Psicólogos da Educação adotem modelos de intervenção que lhes permitam atuar, não só no microssistema de cada indivíduo, mas, cada vez mais, dentro de sistemas que considerem o desenvolvimento integral da pessoa, os vários elementos que participam nos contextos mais relevantes e as comunidades.

Desta forma, a intervenção em Psicologia da Educação deverá considerar três grandes níveis: (1) Intervenção universal, de cariz promocional e preventivo, dirigida a todos os participantes no contexto educativo e que dê resposta às suas necessidades educativas ou sócio emocionais (por exemplo, prevenção de comportamentos de risco, promoção de relacionamentos interpessoais saudáveis); (2) Intervenção seletiva e focalizada, dirigida a grupos-alvo que necessitem de algum apoio ou monitorização específica (por exemplo, desenvolvimento vocacional, programas de controlo da agressividade); (3) Intervenção intensiva, de natureza remediativa, dirigida a pessoas que necessitem de apoio para problemas crónicos ou mais graves (por exemplo, perturbações do neurodesenvolvimento, perturbações específicas de aprendizagem).

O trabalho dos Psicólogos da Educação pode ser realizado através de uma prestação de serviços direta ou indireta, tendo como destinatários quer as pessoas que participam no contexto educativo específico (estudantes, formandos/as, docentes, utentes), quer as pessoas que atuam nos contextos mais alargados (famílias, serviços da comunidade).

A Importância dos Psicólogos Escolares e da Educação

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

O âmbito de atuação dos Psicólogos da Educação é alargado e diverso, estendendo-se a todos os cenários onde ocorram processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. Desta forma, os Psicólogos da Educação intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social (por exemplo, escolas e outras instituições educativas, formais e não-formais, museus, estabelecimentos prisionais, centros educativos, autarquias, centros de formação profissional, serviços de reabilitação, instituições de solidariedade social, lares).

O campo de intervenção da Psicologia da Educação abrange todo o ciclo vital e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos, entre os quais: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e formadores, famílias, técnicos, instituições e comunidades.

A sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa e tem como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

Entre outros benefícios, as atividades dos Psicólogos da Educação podem contribuir para o desenvolvimento saudável e integral, o bem-estar e a saúde física e psicológica, o aumento da qualidade e satisfação com a vida, a promoção das relações interpessoais saudáveis, a prevenção de violência e de outros comportamentos de risco, a prevenção da discriminação, a promoção da cidadania ativa, a promoção da inclusão das pessoas nas suas comunidades, o compromisso e envolvimento com a aprendizagem e a redução de problemas psicoeducativos (de desenvolvimento, de comportamento, de aprendizagem, socioemocionais e agenciativos).

Neste sentido, as competências e capacidades dos Psicólogos da Educação constituem um apoio fundamental para as realidades individuais, sociais e económicas dos contextos educativos, sendo inúmeras as evidências científicas da eficácia, do custo-benefício e dos resultados positivos da sua ação.

As competências e multiplicidade de funções dos Psicólogos da Educação, que lhes permitem atuar como agentes de mudança, valorizam os contextos educativos e contribuem para uma prestação de serviços mais eficaz.

PERFIL DOS PSICÓLOGOS ESCOLARES E DA EDUCAÇÃO

PSICÓLOGOS ESCOLARES