Saúde Psicológica e Sucesso Educativo

  • A escola implementa um plano global, estratégias, projectos ou acções de promoção da Saúde Psicológica Escolar, que visam aumentar os factores de protecção da Saúde Psicológica e sucesso educativo (por exemplo, sentimentos positivos de auto-estima, auto-conceito, e auto-eficácia; expectativas positivas em relação à escola e ao futuro; compromisso com a aprendizagem; autonomia; tomada de decisão responsável; valores positivos e consciência social; capacidade de comunicação e de resolução assertiva de problemas; competências sociais e de auto-regulação; relações interpessoais positivas e de suporte; resiliência e coping; envolvimento e participação nas actividades da escola; sentimento de pertença e ligação à escola; clima escolar positivo; estratégias positivas de gestão da sala de aula; reconhecimento e valorização do trabalho da comunidade educativa; relação de proximidade com os serviços e estruturas da comunidade).
  • A escola implementa um plano global, estratégias, projectos ou acções de prevenção dos problemas de Saúde Psicológica Escolar, que visam minimizar os factores de risco para a Saúde Psicológica Escolar (por exemplo, discriminação sexual ou de género, exclusão social e estigma, bullying e violência escolar, insucesso e abandono escolar, falta de envolvimento com a escola, relações interpessoais disfuncionais na escola, dificuldades de aprendizagem, transições escolares difíceis, falta de comunicação entre a família e a escola, disciplina escolar inconsistente).
  • A escola disponibiliza estruturas e recursos para dar resposta a problemas educativos e da Saúde Psicológica mais frequentes (por exemplo, problemas de aprendizagem, problemas de atenção e concentração, adaptação escolar, absentismo escolar, problemas de comportamento, problemas sociais e interpessoais, problemas de ansiedade, humor, sono e abuso de substâncias).
  • A escola tem um processo claro de identificação precoce, apoio e encaminhamento de alunos em risco, alunos que experienciam dificuldades de aprendizagem, sociais, emocionais ou comportamentais e alunos com problemas graves que não podem ser resolvidos em meio escolar.
  • A escola tem um plano/programa/equipa de intervenção nas Necessidades Educativas Especiais.
  • A escola disponibiliza “vias rápidas” para a procura de ajuda. Por exemplo, o Serviço de Psicologia funciona num regime de “porta aberta” ou existe um local onde todos os Alunos podem, espontaneamente, aparecer, sozinhos ou acompanhados por um amigo, para falar com um adulto, durante os intervalos ou tempos livres escolares.
  • A escola inclui nos seus quadros técnicos pelo menos um Psicólogo.
  • A escola recolhe informação, regularmente e de forma sistematizada, de modo a caracterizar a Saúde (física e psicológica) e o bem-estar da comunidade escolar. Os indicadores recolhidos são partilhados com a comunidade educativa e utilizados para, de forma participativa, definir estratégias de melhoria da Saúde Psicológica e sucesso educativo na escola.
  • A escola realiza, regularmente, rastreios de dificuldades e problemas de Saúde Psicológica Escolar.
  • A escola implementa um programa de Desenvolvimento e/ou Aconselhamento Vocacional, coordenado por um Psicólogo.
  • A escola implementa programas no âmbito do desenvolvimento de competências sócio-emocionais; da educação para os afectos e a sexualidade; da prevenção de consumos de substâncias psicoactivas; e do desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo.
  • A escola implementa um programa de facilitação das transições escolares.
  • A escola implementa um programa de Mentoria por pares e/ou por Professores ou outros agentes educativos.
  • A escola implementa medidas de encorajamento e promoção da adopção de estilos de vida saudáveis. Os padrões de comportamento saudável fazem parte da cultura da escola e a sua promoção é considerada como sendo parte da sua missão.
  • A escola oferece oportunidades e experiências de aprendizagem criativas que respondem à diversidade de talentos e interesses dos Alunos, por exemplo, bandas escolares, coro, dança, xadrez, desporto, clubes, teatro ou debates.