CONSTRUIR UMA ESCOLA SAUDÁVELMENTE

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

Os Psicólogos são parceiros essenciais da Saúde Psicológica Escolar e da Escola na capacitação da comunidade educativa e na criação de Escolas SaudávelMente.

O que podem fazer os Psicólogos Escolares e da Educação?

• Contribuir para a elaboração e implementação de políticas, planos e práticas escolares que reflitam a importância da promoção da Saúde Psicológica, do Sucesso Educativo e do bem-estar da comunidade educativa.
  • Contribuir para a implementação de estratégias que apelem à participação da comunidade educativa (Alunos, Pais e Profissionais) na elaboração das políticas, planos e práticas escolares, assim como nas tomadas de decisão relativas à escola.
  • Participar nos trabalhos da Equipa de Saúde Escolar.
  • Desenhar e implementar um plano global, estratégias, projetos ou ações de promoção da Saúde Psicológica e Sucesso Educativo, que visem aumentar os fatores de proteção da Saúde Psicológica Escolar (por exemplo, autoestima, capacidade de adaptação e coping, autorregulação emocional, relações interpessoais na escola, resolução de problemas ou competências de comunicação e assertividade)
  • Desenhar e implementar um plano global, estratégias, projetos ou ações de promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo, que visem minimizar os fatores de risco para a Saúde Psicológica Escolar (por exemplo, discriminação sexual ou de género, exclusão social e estigma, bullying e violência escolar, insucesso e abandono escolar, dificuldades de aprendizagem, transições escolares difíceis ou disciplina escolar inconsistente).
  • Dar resposta a problemas psicoeducativos e da Saúde Psicológica (por exemplo, problemas de aprendizagem, problemas de atenção e concentração, adaptação escolar, absentismo escolar ou problemas de comportamento).
  • Prestar apoio a alunos em risco, alunos que experienciam dificuldades de aprendizagem, sociais, emocionais ou comportamentais, assim como a alunos com Necessidades Educativas Especiais.
  • Recolher, regularmente e de forma sistematizada, informação que permita caracterizar a Saúde (Física e Psicológica), o Sucesso Educativo e o bem-estar da comunidade escolar. Partilhar os indicadores recolhidos com a comunidade escolar e utilizá-los para, de forma participativa, gerar medidas de promoção da Saúde Psicológica Escolar.
  • Realizar, regularmente, Rastreios de dificuldades e problemas de Saúde Psicológica Escolar.
  • Implementar e coordenar um programa de Desenvolvimento e/ou Aconselhamento Vocacional.
  • Implementar e coordenar programas no âmbito do desenvolvimento de competências sócio emocionais; da educação para os afetos e a sexualidade; da prevenção de consumos e substâncias psicoativas; da facilitação das transições escolares; e do desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo.
  • Coordenar a implementação de programas de Mentoria por pares e/ou por Professores.
  • Disponibilizar e discutir informação sobre Saúde Psicológica, adequada à idade dos Alunos e restante comunidade educativa. Proporcionar oportunidades formais e informais para que os Alunos e a comunidade educativa aprendam e discutam temas relacionados com a prevenção e a promoção da Saúde Psicológica, incluindo a análise da influência de familiares, amigos, media e tecnologia nos comportamentos de Saúde; desenvolvimento de competências para aceder a informação válida sobre Saúde e a produtos e serviços que permitam melhorar a Saúde; prática da capacidade de tomar decisões e usar a comunicação interpessoal para melhorar a Saúde e evitar ou reduzir os riscos para a Saúde.
  • Desenvolver ou apoiar campanhas de promoção da Saúde Psicológica (por exemplo, a campanha Encontre uma Saída ou o Dia Mundial da Saúde Mental).
  • Proporcionar formação a toda a comunidade educativa. Não só sobre a melhor forma de lidar com os problemas dos alunos, os sinais de alarme, e o encaminhamento correto do aluno, mas também sobre prevenção e promoção da Saúde Psicológica dos agentes educativos, assim como sobre estratégias de combate ao burnout
  • Fazer consultadoria e trabalhar colaborativamente com os Professores. Os Psicólogos da Educação podem facilitar os processos de ensino-aprendizagem e prestar apoio aos Professores no sentido da individualização do processo de ensino-aprendizagem ou dp desenvolvimento de estratégias de gestão do comportamento em sala de aula, por exemplo.
  • Promover oportunidades para que as famílias e outros membros da comunidade estejam ativamente envolvidos com as atividades e os processos de tomada de decisão da escola, reforçando a parceria Família-Comunidade-Escola.
  • Contribuir para criar um ambiente escolar seguro e positivo. Os Psicólogos da Educação colaboram com os Diretores e Professores no sentido de escolher, desenhar e avaliar abordagens baseadas em evidências que permitam responder a situações de bullying, interação social entre os alunos, envolvimento da família, responsividade cultural e resposta em situações de crise.

CAIXA DE SUGESTÕES