Uma Escola SaudávelMente

Uma Escola SaudávelMente não tem um mero papel promotor do desenvolvimento académico, não se restringe a ser um espaço de aprendizagem de conteúdos curriculares nem se preocupa exclusivamente com o sucesso académico. Até porque não existe possibilidade de sucesso ou aprendizagem sem Saúde (Física e Psicológica)!

Desta forma, uma Escola SaudávelMente assegura que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial cognitivo, social e emocional. Aposta na promoção da Saúde Psicológica, no desenvolvimento social e emocional, assim como na prevenção e intervenção nos problemas de Saúde Psicológica.

Uma Escola SaudávelMente não se preocupa apenas com os Alunos, mas também com todos os intervenientes no espaço escolar dos quais depende o seu bem-estar – Professores, Auxiliares de Educação e Pais. Até porque estes intervenientes podem alavancar o desenvolvimento saudável ou constituir-se como barreiras.

Uma Escola SaudávelMente tem uma política de Saúde Psicológica Escolar integrada e coerente, uma visão holística do desenvolvimento e uma abordagem centrada na colaboração com a família e a comunidade, na acessibilidade, qualidade e adaptação equitativa às necessidades de todos.

Uma Escola SaudávelMente oferece um ambiente seguro para os alunos estudarem, brincarem, crescerem saudáveis e serem felizes. É igualmente um espaço de trabalho saudável para professores e auxiliares.

Mais especificamente, podemos caracterizar uma Escola SaudávelMente a partir das seguintes dimensões:

Estrutura, Organização e Clima da Escola

Saúde Psicológica e Sucesso Educativo

Literacia em Educação para a Saúde Psicológica

Saúde Psicológica dos Agentes Educativos

Envolvimento da Família e da Comunidade