Selo Escola SaudávelMente 19/21 – Apresentação do Júri

As cerca de 100 candidaturas dos agrupamentos e escolas portuguesas ao Selo Escola SaudávelMente 19/21, são reveladoras da preocupação dos estabelecimentos de ensino nacionais no que diz respeito às Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão. De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, José Morgado, Leandro S. Almeida, Tânia Pires, Válter Dias da Silva e Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP e Presidente do Júri do “Selo Escola SaudávelMente”).

Refira-se que o prazo de candidatura termina a 30 de Setembro e que os Selos serão atribuídos numa cerimónia a realizar no âmbito do VII Seminário Psicologia em Contexto Escolar, que terá lugar no 27 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, uma organização conjunta da Direcção Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS DO JÚRI

José Morgado
Doutorado em Estudos da Criança – especialidade Educação Especial, pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA – Instituto Universitário. Membro do Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Doutoramento em Educação desenvolvido pelo ISPA – Instituto Universitário e pelas FCT e FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Colaborador regular em Programas de Formação inicial e contínua de Professores do Ensino Básico e secundário. Consultoria e participação em Projectos de Intervenção na área da Educação. Colaborador regular em Programas de Orientação Educativa para Pais e Encarregados de Educação. Investigação e publicação nas áreas da educação inclusiva, qualidade na educação, diferenciação pedagógica, etc.

Leandro S. Almeida
Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Autor de livros, capítulos de livros e artigos, sendo ainda autor de algumas provas de avaliação psicológica. Integrou o Conselho Nacional da Educação e o Instituto de Inovação Educacional. Presidiu à Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) e é membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo recebido recentemente o Prémio Ibérico de Psicologia instituído pela OPP (Portugal) e COP (Espanha).

Tânia Pires
Psicóloga do agrupamento de escolas da Madalena, Vila Nova de Gaia.
Especialista (OPP) em psicologia clínica e da saúde, psicologia da educação e psicologia comunitária.
Doutorada em psicologia da saúde (univ. Minho)
Experiência profissional em escolas, IPSS, CPCJ, clínica privada, em contextos formativos e ensino superior (prof. Auxiliar). Integração de júris de provas académicas, orientação de teses e relatórios. Orientadora de estágios curriculares e profissionais (OPP e IEFP).
Participação em eventos científicos nacionais e internacionais com comunicação e em parcerias.

Válter Dias da Silva
Licenciado em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É Especialista em Psicologia clínica e da saúde, Psicologia da educação e Psicologia comunitária. Coordenou o Serviço de Psicologia do Gabinete de Apoio à Família/Centro Comunitário da Madragoa, em Lisboa, colaborando com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão e Agrupamento Baixa-Chiado, foi supervisor de estágios curriculares decorrente da parceria com a ULHT, onde leccionou no curso de formação “Metodologia Projectiva na Avaliação Psicológica” e fez parte da comissão organizadora de seminários. Tem experiência como Psicólogo, em Centro de Acolhimento Temporário de Crianças, em projetos de Prevenção na Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e na Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Santarém. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques e no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, onde atualmente exerce e coordena a Comissão Organizadora do encontro ” A Arte de Educar”. Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador. É Co-Fundador do Hapinez- Centro de Excelência para a Psicologia e Presidente do Conselho Fiscal.

Sofia Ramalho
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar apostou na consultoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Actualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

 

Para se candidatar ao Selo Escola SaudávelMente 19/21 siga estes passos:
1- Aceder à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão no site Escola SaudávelMente;
2 – Ler a Introdução e o Regulamento;
3 – Guardar a Checklist num computador e preencher utilizando o Google Chrome. Antes de sair do documento, clicar em “imprimir” (ctrl+P) e na opção “Destino”, escolher “Guardar como PDF”;
4 – Por fim, clicar “Guardar”, para que o documento fique guardado no computador;
5 – Após terminar o preenchimento, enviar a candidatura para o email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt

Observação: No sentido de simplificar o processo de candidatura, nos casos em que as “respostas abertas” forem idênticas àquelas enviadas na primeira edição do Selo, poderá colocar apenas um asterisco *, sendo considerada a informação prestada anteriormente.

COMUNICADO – Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

A OPP tem conhecimento que, apesar de estarem a ser desenvolvidos estudos-piloto para a implementação dos Decretos Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 06 de Julho, os mesmos não estão ainda regulamentados em formato de Portaria Regional nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Tendo em consideração algumas dúvidas apresentadas pelos psicólogos da região, vem a OPP esclarecer que o capítulo “Políticas e Práticas Inclusivas”, da Checklist para efeitos de candidatura ao Selo Escola SaudávelMente, deverá referir-se a toda e qualquer política e prática promotora da Inclusão, nomeadamente as conducentes à promoção do desenvolvimento de diferentes competências nos alunos, ao recurso a sistemas multinível de avaliação e de intervenção, a sistemas de ensino/aprendizagem pedagogicamente diferenciados, ao desenvolvimento de trabalho em equipas multidisciplinares, e ao desenvolvimento de iniciativas/projectos flexíveis, inter, multi e/ou transdisciplinares. As designações para este tipo de políticas e práticas deverão assumir a idiossincrasia e a especificidade das características e projectos de cada escola e da região autónoma, aspecto que está devidamente contemplado nos critérios de análise por parte do Júri. Gratos pela vossa atenção.

Extensão do Prazo de Candidaturas até 30 de Setembro 2019

Após termos recebido diversas solicitações, no sentido de correspondermos às melhores expectativas dos nossos membros, estendemos o prazo de candidaturas para a segunda edição do Selo Escola SaudávelMente 2019/21 – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão.

Todas as escolas e agrupamentos de escolas terão até dia 30 de Setembro de 2019 para fazer parte desta iniciativa inovadora que, na primeira edição, recebeu mais de 250 candidaturas e distinguiu 99 escolas e agrupamentos de escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstraram compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Contamos agora com a sua colaboração e com a candidatura da sua escola ou agrupamento de escolas, de forma a reforçarmos o seu papel enquanto entidade promotora de mudanças inovadoras e de políticas e práticas educativas inclusivas, e dos Psicólogos enquanto agentes nessas mudanças, valorizando os contextos educativos e contribuindo para uma prestação de serviços mais eficaz.

 

 Candidatura em 5 passos:
1 – Aceda à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão aqui 

2 – Leia a Introdução e o Regulamento

3 – Guarde a Checklist no seu computador e preencha utilizando o Google Chrome. Antes de sair do documento, clique em “imprimir” (ctrl+P) e na opção “Destino” escolha “Guardar como PDF”.

4 – Por fim, deve clicar “Guardar”, para que o documento fique guardado no seu computador

5 – Após terminar o preenchimento, envie a sua candidatura através do email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt

Cerimónia de Entrega de Selos “Escola SaudávelMente”

A cerimónia de entrega dos Selos “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” irá decorrer no dia 4 de Outubro de 2017, a partir das 14h00, nas instalações da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na Avenida Fontes Pereira de Melo nº 19D, em Lisboa.

A sessão é restrita às escolas e agrupamentos de escolas distinguidas. Para consultar o programa clique aqui.

 


 

Cerimónia de entrega de Selos adiada

Dado os recentes e trágicos acontecimentos ocorridos no centro do país, vimos por este meio informar que a cerimónia de atribuição do Selo “Escola SaudávelMente” foi adiada e será realizada no início do próximo ano lectivo. Oportunamente partilharemos mais informações.

 


 

Livestreaming da cerimónia de entrega do Selo “Escola SaudávelMente”

Acompanhe na próxima terça-feira, dia 20 de Junho de 2017, a partir das 10h30, a cerimónia de atribuição do Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” 2016-2018.


 

99 Escolas e Agrupamentos de Escolas distinguidas

Após recepção de 253 candidaturas, comunicamos que, após análise cuidada do júri, 99 escolas e agrupamentos de escolas serão distinguidas com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” 2016-2018″, a ser entregue em sessão solene.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) agradece todas as candidaturas ao Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” que ajudaram a tornar esta iniciativa num verdadeiro sucesso. A promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo é, no nosso entender, absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens e urge que mais e mais estabelecimentos de ensino se organizem no sentido de apostarem em políticas e práticas de intervenção nestas áreas. Parabéns por todos os esforços desenvolvidos até aqui!

Escolas que serão distinguidas com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” 2016-2018″:

– AE João da Silva Correia
– Agrupamento de Escolas (AE) de Eiriz
– Agrupamento de Escolas 2 de Beja
– Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
– Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
– Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
– Agrupamento de Escolas Carlos Amarante
– Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste
– Agrupamento de Escolas Cónego Dr.º Manuel Lopes Perdigão
– Agrupamento de Escolas Corga de Lobão
– Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
– Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde
– Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde
– Agrupamento de Escolas da Abrigada
– Agrupamento de Escolas da Lixa
– Agrupamento de Escolas da Madalena
– Agrupamento de Escolas da Nazaré
– Agrupamento de Escolas de Águeda
– Agrupamento de Escolas de Airães
– Agrupamento de Escolas de Alcanena
– Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
– Agrupamento de Escolas de Aveiro
– Agrupamento de Escolas de Cister de Alcobaça
– Agrupamento de Escolas de Cristelo
– Agrupamento de Escolas de Cuba
– Agrupamento de Escolas de Eixo
– Agrupamento de Escolas de Escariz
– Agrupamento de Escolas de Fajões
– Agrupamento de Escolas de Ferreiras
– Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos
– Agrupamento de Escolas de Gavião
– Agrupamento de Escolas de Lousada
– Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho
– Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
– Agrupamento de Escolas de Perafita
– Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto
– Agrupamento de Escolas de Sampaio
– Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira
– Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
– Agrupamento de Escolas de Sousel
– Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga
– Agrupamento de Escolas Diogo Cão Vila Real
– Agrupamento de Escolas do Barreiro
– Agrupamento de escolas do Carregado
– Agrupamento de Escolas do Fundão
– Agrupamento de Escolas do Levante da Maia
– Agrupamento de Escolas do Viso
– Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo
– Agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite
– Agrupamento de Escolas Dr.Francisco Sanches
– Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos
– Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto
– Agrupamento de Escolas Gândara Mar
– Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto
– Agrupamento de Escolas João de Deus
– Agrupamento de Escolas Lima de Freitas
– Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes
– Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
– Agrupamento de escolas Miguel Torga (Bragança)
– Agrupamento de Escolas Monte da Lua
– Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas
– Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
– Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã
– Agrupamento de Escolas Professor João de Meira
– Agrupamento de Escolas Rio Arade
– Agrupamento de Escolas Vale do Tamel
– Agrupamento Manuel Ferreira Patrício
– Associação de Solidariedade SUBUD – Centro Comunitário e Educacional Roda Viva
– Colégio Casa-Mãe
– Colégio da Imaculada Conceição
– Colégio da Rainha Santa Isabel
– Colégio de Alfragide
– Colégio de Amorim
– Colégio de Nossa Senhora de Fátima
– Colégio do Castanheiro
– Colégio do Sagrado Coração de Maria
– Colégio Europeu Astória
– Colégio Internato dos Carvalhos
– Colégio Rainha D. Leonor
– EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz
– Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo dos Louros
– Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
– Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
– Escola Básica Integrada com J.I. de Pardilhó
– Escola Básica Integrada da Ribeira Grande
– Escola Básica Integrada dos Biscoitos
– Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior
– Escola EB 23 Fernandes de Sá
– Escola Pátio da Inês
– Escola Profissional de Aveiro
– Escola Profissional de Torres Novas
– Escola Profissional Vértice
– Escola Secundária de Fonseca Benevides
– Escola Secundaria de S Pedro da Cova
– Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Polo Artur Ravara
– Nobel International School Algarve
– Nuclisol Jean Piaget – Associação para o Desenvolvimento da criança a integração e a solidariedade
– Real Colégio de Portugal
– Salesianos do Estoril

Informamos ainda que a cerimónia de atribuição do Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” irá realizar-se no dia 20 de Junho de 2017 (arranque às 10h30), sendo transmitida em live streaming no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


 

Cerimónia de entrega de Selos “Escola SaudávelMente” adiada para dia 20 de Junho

Por motivos de agenda do Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa, informamos que a cerimónia de entrega dos Selos “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” foi adiada para dia 20 de Junho de 2017, nas instalações da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na Avenida Fontes Pereira de Melo nº 19D, em Lisboa.

Informamos ainda que a cerimónia de dia 20 de Junho de 2017, será transmitida em live streaming no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Dia 2 de Junho, Sexta-feira, serão anunciadas, no site www.escolasaudavelmente.pt as escolas que serão distinguidas com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” 2016-2018.

Para aceder ao programa clique aqui.


253 escolas e agrupamentos de escolas candidatam-se ao Selo “Escola SaudávelMente”

Terminou o prazo de candidaturas para o “Selo – Escola SaudávelMente”, tendo a Ordem dos Psicólogos Portuguese recebido 253 candidaturas de escolas e agrupamentos de escolas. Neste momento, o júri já está a analisar as candidaturas, estando a cerimónia de entrega dos Selos, que contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, agendada para o dia 2 de Junho de 2017, nas instalações da OPP. Entretanto, a conhecida apresentadora de televisão, Tânia Ribas de Oliveira, associou-se a esta campanha e não quis deixar de partilhar o seu testemunho.


 

Apresentação do Júri

As mais de 100 candidaturas dos agrupamentos e escolas portuguesas ao “Selo Escola SaudávelMente”, são reveladoras da preocupação dos estabelecimentos de ensino nacionais no que às boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo diz respeito. De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, Frederico Guedes, Isabel Henriques, Leandro S. Almeida, Margarida Gaspar de Matos e Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP e Presidente do Júri do “Selo Escola SaudávelMente”).

Refira-se que o prazo de candidatura termina a 15 de Maio de 2017 e que os Selos serão atribuídos numa cerimónia a realizar no dia 2 de Junho de 2017 na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses e que contará com a presença de João Costa, Secretário de Estado da Educação (as inscrições e programa serão anunciados brevemente).

Notas biográficas do Júri

Frederico Guedes
Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar em Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas no âmbito do Serviço de Psicologia e Orientação – SPO. Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e Certificado de Qualificação de Formador atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área de Práticas de Aconselhamento e Orientação. É Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Membro Especialista em Psicologia da Educação.

Isabel Henriques
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com especialização na área de Desenvolvimento e Orientação Vocacional. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula profissional número 13533. Especialista em Psicologia Educacional. Psicóloga coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas do Fundão. Membro convidado da Task Force de Orientação (2012/2015) da Direção Geral de Educação (DGE), no âmbito da Euroguidance Portugal. Membro da CPCJ do Fundão desde a sua criação até ao ano de 1998. Esteve envolvida no surgimento da Escola Profissional do Fundão, tendo colaborado como psicóloga e coordenadora pedagógica até 1998.Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tem dinamizado formação em diversos contextos e para diferentes públicos. Tem apresentado comunicações e dinamizado grupos de trabalho em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da psicologia e orientação em contexto escolar. Tem participado em vários projetos, entre os quais destaca o Projeto da Educação Nacional para o Empreendedorismo (PNE) em 2006. Desde aí esta é uma área em que tem continuadamente investido.

Leandro S. Almeida
Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Autor de livros, capítulos de livros e artigos, sendo ainda autor de algumas provas de avaliação psicológica. Integrou o Conselho Nacional da Educação e o Instituto de Inovação Educacional. Presidiu à Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) e é membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo recebido recentemente o Prémio Ibérico de Psicologia instituído pela OPP (Portugal) e COP (Espanha).

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Investigadora sénior WJCR / ISPA e ISAMB / Faculdade de Medicina/ ULisboa (researcherid.com/rid/H-3824-2012). Psicóloga Clínica e da Saúde, especialista em Psicoterapia; Necessidades Especiais; e Psicologia do Desporto. Licenciada em Psicologia Clínica no ISPA (estágio no Hospital Stª Maria/Psiquiatria), Pós-Graduação em Psicologia da Educação no ISPA. Pós-graduação em Biologia Humana / Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais na Universidade Claude Bernard (estágio no Hospital Pierre Wertheimer). Doutorada na Faculdade de Motricidade Humana na área de Necessidades Educativas Especiais. Formação pós-doutoramento na área de promoção e educação para a saúde na SDSU, S. Diego (Medicina do Comportamento) e na QUT, Brisbane (Saúde Pública). Agregação em Saúde Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora nacional do estudo da OMS / HBSC entre outros estudos internacionais.

Sofia Ramalho (Presidente do Júri)
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar tem apostado na consultadoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Atualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação; integra a Comissão NAC – National Awarding Committee e coordena o Grupo de Trabalho de Intervenção do Psicólogo em Contexto Escolar, da OPP.