Contexto e Desafios

Este site pretende oferecer conteúdos dinâmicos e informados de acordo com as evidências científicas mais recentes, pelo que será regularmente atualizado.

Com o forte incremento da diversidade na sociedade contemporânea, a Escola é hoje confrontada com problemas novos e complexos, que não facilitam, por si só, a promoção do sucesso escolar e da inclusão, um direito que assiste todos os alunos e alunas.

Estes desafios podem ser melhor resolvidos e ultrapassados através de uma abordagem holística, espelhada nas estruturas e práticas da escola, que implique toda a comunidade escolar (líderes, docentes e não-docentes, famílias), numa ação coesa, coletiva e colaborativa, em estreita cooperação com as parcerias externas e comunidade alargada.

Desta forma, a Escola tem o dever de promover o envolvimento de todos os seus intervenientes, – comunidade interna, famílias e comunidade externae de propiciar o estabelecimento, entre estes, de parcerias e relações significativas e colaborativas. As parcerias eficazes baseiam-se no respeito e confiança mútua, e acima de tudo na partilha de responsabilidades pela educação das crianças e jovens.

As evidências científicas demonstram que as escolas mais saudáveis e eficazes na promoção do sucesso educativo possuem níveis elevados de envolvimento dos seus alunos e professores, dos não-docentes, dos técnicos especializados e dos serviços, da família e da comunidade. Este envolvimento está fortemente relacionado com a melhoria da aprendizagem dos alunos, o comportamento e disciplina escolar, assim como com a diminuição do absentismo.

A literatura científica é igualmente clara quanto à importância e o impacto do envolvimento da família e da comunidade na Saúde Psicológica e no Sucesso Educativo dos alunos (independentemente da idade dos alunos e do seu estatuto socioeconómico):

• Os alunos cujas famílias se envolvem na sua aprendizagem têm melhores notas e maior probabilidade de prosseguir estudos para além da escolaridade obrigatória.
  • O sucesso educativo é maior quando os pais podem desempenhar vários papéis na aprendizagem dos filhos, por exemplo, ajudar nos trabalhos de casa, participar em atividades e eventos escolares, guiar os filhos nos procedimentos escolares e participar nos processos de tomada de decisão da escola.
  • Quando as famílias apoiam ativamente a aprendizagem, os alunos têm atitudes mais positivas face à escola, menos absentismo e menos problemas disciplinares.

No entanto, desenvolver e implementar estratégias de colaboração entre a família, a comunidade e a escola nem sempre é fácil. Requer doses elevadas de compromisso e tempo, quer por parte das escolas, quer por parte das famílias e da comunidade. Para além disso, e em primeiro lugar, é necessário mudar algumas atitudes na escola e nas famílias, que lhes permitam criar relações em que se vejam, ambas as partes, enquanto aliadas no processo educativo, numa visão em que famílias e escola trabalham juntas, em parceria, na educação das crianças e jovens.