Sinais de Alerta
A infância e a adolescência são fases da vida cheias de desafios e aprendizagens. As crianças e adolescentes podem ter dificuldade em lidar com as mudanças físicas e emocionais pelas quais passam. É normal terem problemas de vez em quando e é normal expressarem emoções como zanga, tristeza ou frustração.
Por tudo isto, ser difícil identificar quando é que as crianças e adolescentes precisam de ajuda porque têm um problema de Saúde Psicológica.
No entanto, quando alguns sinais são intensos e duram várias semanas, interferindo com a capacidade da criança ou adolescente fazer o seu dia-a-dia e actividades habituais, podem significar que está com problemas e precisa de ajuda.
Os Professores têm diversas oportunidades de, ao longo do dia, dentro e fora da sala de aula, observar sinais e mudanças no comportamento das crianças e adolescentes que podem indicar a existência de problemas de Saúde Psicológica.
Esteja atento aos seguintes sinais/mudanças no comportamento dos seus alunos:
- Comportamento agitado (não consegue ficar sentado ou fazer as actividades propostas);
- Diminuição do desempenho escolar, chegar constantemente atrasado e faltar às aulas;
- Dificuldades em concentrar-se;
- Isolamento (parece passar muito tempo sozinho/tem poucos amigos) e falta de interesse pela interacção com os outros;
- Medo, preocupação ou ansiedade excessivas;
- Sentimentos de tristeza duradouros;
- Ficar facilmente irritado ou zangado sem razão aparente;
- Agressividade contra si próprio ou contra os outros (por exemplo, auto mutilar-se, envolver-se em lutas e brigas com os colegas, usar armas);
- Falta de motivação;
- Cansaço, perda de energia e falta de interesse pelas actividades habituais;
- Baixa auto-estima;
- Comportamentos perigosos como ingestão abusiva de álcool ou drogas.
Não ignore os sinais de alerta ou a sua sensação de que “alguma coisa não está bem”. Não desvalorize o problema na esperança que ele desapareça sozinho. Os problemas de Saúde Psicológica não “passam com a idade” nem se resolvem sozinhos. E podem levar a problemas graves: insucesso escolar, conflitos familiares, dificuldades de relação com os outros, adições e agressividade.
Se está preocupado com um aluno, fale com ele e/ou com o Psicólogo da Escola (hiperligação para Procurar Ajuda).
Os Professores podem contribuir para a Saúde Psicológica e o bem-estar dos alunos, construindo uma Escola Saudavelmente e utilizando as estratégias adequadas para lidar com os problemas de Saúde Psicológica.
Partilhe