Ajudar o meu Filho a Organizar-se
As competências de organização aprendem-se. Com ajuda e alguma prática as crianças e os jovens podem aprender a organizar-se e a completar as suas tarefas – sejam elas os TPC ou tarefas domésticas. Claro que as crianças mais pequenas precisarão sempre da orientação parental, mas provavelmente não terá de estar constantemente a recordá-las.
Aprender competências de organização é bom não só para a autonomia, mas também para as crianças e jovens se sentirem competentes e eficazes. As crianças sentem-se confiantes e orgulhosas quando são capazes que realizar as suas tarefas e responsabilidades.
Ensine o seu filho a seguir os seguintes passos. Qualquer tarefa implica um processo que envolve:
- Preparar-se. Estar no local adequado à realização da tarefa, reunir todo o material necessário e planear. Por exemplo, fazer os TPC envolve ir para o lugar destinado à realização dos TPC, juntar todo o material necessário, verificar a lista de trabalhos e a respectiva data de entrega.
- Manter-se focado e eliminar distracções. Esta etapa envolve realizar, efectivamente, a tarefa, mesmo quando nos apetece estar a fazer outra coisa qualquer. Diga ao seu filho que estar concentrado é difícil, mas que melhora com a prática. Permita-lhe fazer intervales muito breves, apenas para se esticar ou pensar no que gostaria de fazer após terminar a tarefa.
- Terminar a tarefa. Por exemplo, no caso dos TPC esta parte incluiria rever para encontrar erros, escrever o nome, colocar o TPC no dossier/pasta correcto e dentro da mochila.
Leia com o seu filho a página “Como Organizo o meu Estudo?”, no caso das crianças e “Organizar-me para estudar”, no caso dos adolescentes e discutam as reacções (Vai ser fácil ou difícil? Estás preparado para experimentar?).
Manter as coisas organizadas também pode ser divertido! Organize uma “sessão de arrumação” depois do jantar. Escolha uma música divertida, programe um timer para 5 minutos e atribua a tarefa de arrumar uma divisão da casa durante esse tempo. Se o seu filho tem dificuldade em compreender o que significa “limpo e arrumado”, mostre-lhe uma fotografia de como “limpo e arrumado” se parece (seja o próprio quarto seja a mochila da escola) e deixe-o avaliar-se (realizou um trabalho 5 estrelas? ou seja, deixou tudo como na fotografia; um trabalho 3 estrelas, isto é, apenas algumas coisas não estão bem; ou um trabalho 1 estrela?, ou seja, esforçou-se mas tudo continua fora do lugar).
Ensine o seu filho a usar listas e calendários, facilita a visualização e a autogestão das suas tarefas e actividades. Pode ser útil utilizar um código de cores, por exemplo, vermelho para as tarefas mais urgentes e verde para as tarefas que podem ser feitas até ao final da semana.
Transmita ao seu filho a expectativa firme de que deve começar a assumir determinadas tarefas. Esta expectativa reforça a independência e encoraja as crianças e jovens a aceitar as suas responsabilidades.
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