Hábitos de Sono

O sono é uma parte importante da nossa vida. Ajuda-nos a sentir bem, focados e felizes. Todos nós temos noites de sono menos boas, mas quando não dormimos o suficiente ou bem de forma regular, isso pode afectar a forma como nos sentimos e aquilo que somos capazes de fazer durante o dia. Aumenta as nossas probabilidades de ficarmos doentes e até pode estar relacionado com o excesso de peso.

Somos todos diferentes, por isso todos temos necessidades de sono diferentes. No entanto, em termos gerais, a maior parte das crianças e adolescentes precisa entre 8 a 10 horas de sono todas as noites. E precisam destas horas de sono porque estão num período de grande crescimento físico, intelectual e emocional. É muito importante garantir um período de sono de no mínimo 8 horas!

Embora não dormir o suficiente possa parecer pouco preocupante, na realidade o sono é fundamental para a nossa Saúde Psicológica. De acordo com inúmeros estudos científicos ter bons hábitos de sono melhora o nosso humor, concentração e desempenho na escola ou no trabalho. Pelo contrário, os maus hábitos de sono estão associados a sintomas de depressão (por exemplo, sentir-se em baixo ou irritável), ao uso de álcool e outras drogas e à diminuição do desempenho escolar (estar cansado afecta a nossa memória, concentração e a nossa motivação).

As pessoas que dormem muito pouco (menos de 5 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver problemas de Saúde Psicológica. A investigação sugere que, por cada hora perdida de sono, existe um aumento de 14% no risco de emoções negativas que afectam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia; um aumento de 38% da probabilidade de nos sentirmos tristes; ou um aumento de 23% na probabilidade de usarmos tabaco, álcool ou marijuana.

Como podemos melhorar os nossos hábitos de sono e os dos nossos filhos (sobretudo quando têm dificuldade em adormecer ou em manter-se a dormir)?

• Tentar ir para cama e acordar mais ou menos à mesma hora, todos os dias, incluindo no fim-de-semana. A rotina ajuda o nosso corpo a dormir.
  • Desligar os ecrãs (do telemóvel, tablet, computador ou TV) pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
  • Escurecer a divisão onde se vai dormir. E abrir as janelas quando se acorda.
  • Fazer uma atividade relaxante antes de ir dormir (ler, ouvir música calma, passar tempo com um animal de estimação, escrever um diário, etc.).
  • Fazer exercício durante o dia. Antes de ir dormir é de evitar o exercício físico.
  • Utilizar a cama apenas para dormir. Trabalhar, ver televisão, falar ao telefone ou espreitar as redes sociais não deve ser feito na cama.
  • Diminuir a quantidade de cafeína e tentar evitar a cafeína após a hora do almoço.
  • Evitar fazer sestas durante o dia.
  • Não beber álcool antes de ir dormir. Pode dar-nos a sensação de que ficamos mais sonolentos mas não vai facilitar que tenhamos uma boa noite de sono e de descanso.
  • Não stressar! Não adianta stressar sobre se vamos ou não conseguir adormecer ou dormir bem, o stress pode provocar ainda mais dificuldade em dormir. Em vez disso, é melhor esperar uma boa noite de sono e lembrar a nós próprios que “hoje vamos dormir bem”.
  • Verificar se não temos um horário demasiado preenchido que não nos deixa horas suficientes para descansar.

Se algum aspecto dos nossos hábitos de sono ou dos hábitos de sono dos nossos filhos nos preocupa, se não descansam o suficiente e se sentem cansados durante o dia, devemos procurar ajuda de um profissional de saúde.