Candidaturas até dia 24 de Junho

Após alguns pedidos para o alargamento do prazo de candidaturas e considerando que nos encontramos numa fase final de ano escolar, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) irá prolongar o prazo de entrega das candidaturas ao “Selo Boas Práticas de Saúde Psicológica, Bem-estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024” no âmbito do projecto “Escola SaudávelMente” até ao dia 24 de Junho de 2022.

Este ano os jardins de infância, escola/agrupamentos de Escolas distinguidos irão também ser convidados a promover os seus projectos no Portal de Recursos da OPP, onde podem encontrar Programas de Prevenção e Promoção de Competências. Este é um repositório acessível a todos, com o objectivo de disseminar boas práticas que poderão servir de referência para a intervenção das e dos psicólogas/os por todo o país. Podemos desta forma contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como para a melhoria da saúde e do bem-estar nas escolas portuguesas.

Candidate o seu jardim de infância, escola/agrupamentos de escolas e coloque-o entre um grupo exclusivo de instituições cujas políticas e práticas educativas demonstram compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica e bem estar de toda a comunidade educativa. Aproveitamos ainda para reforçar que, para além da atribuição de selos digitais, estatueta física e respetiva bandeira, as escolas distinguidas serão divulgadas em diversos canais de Comunicação da OPP como: Redes sociais; Site; Revista PSIS21 e Newsletter junto dos mais de 24.000 membros.

As três escolas com mais pontuação irão integrar o caderno especial da Revista da OPP, Psis21, serão entrevistadas para um vídeo promocional e ainda irão integrar o programa da cerimónia da entrega de selos, com a partilha do seu projeto de referência.

Candidatura em 3 passos:
1 – Leia a Introdução e o Regulamento;
2 – Aceda à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão disponível aqui.
3 – Preencha a checklist online e submeta a sua candidatura.

Qualquer dúvida envie um email para escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt.

Selo Escola SaudávelMente 2022-2024 – Apresentação do Júri

De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, Carolina Jardim, Júlio França, Sofia Ramalho, Valter Dias da Silva e Margarida Gaspar de Matos (presidente do júri).

Carolina Jardim
Realizou a Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Madeira (2015). Frequentou um ano na Universidade de Salamanca no ano letivo 2014- 2015. Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA (2018). A tese de mestrado foi realizada no âmbito dos “Os Hábitos de Sono e o uso das tecnologias antes dormir: influências na saúde infantil”. Realizou o estágio curricular no Hospital Santa Maria- Serviço de Psiquiatria Infância e da Adolescência.
Obteve no ano Profissional Júnior, formação na área da Neuropsicologia e Orientação Parental. Obteve o Certificado de Competências Pedagógicas pelo CRIAP em 2021.
Atualmente exerce funções na área da Psicóloga Clínica e Neuropsicologia na Associação de solidariedade SUBUD. Exerce também funções na linha de apoio à covid-19 do SNS24 desde Janeiro de 2021. 

Júlio França
Licenciado em Psicologia e Saúde pela Universidade do Porto. Pós-Graduação em tratamento psicológico-Manuais Empiricamente Validados pelo colégio universitário de altos estudos- UCAE
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação. 
Psicólogo escolar desde 2003. Atualmente é coordenador dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Secundária Inês de Castro.
Orientador de estágios curriculares de finalistas de Psicologia.Exerce Psicologia Clínica privada desde 1997.Atualmente é membro da comissão de estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Foi candidato suplente ao atual conselho da especialidade de Psicologia da Educação. Atualmente é membro do conselho Municipal de Educação de Vila Nova de Gaia. Participou como orador em diversos encontros relacionados com a Psicologia da Educação. Formador Acreditado pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua.

Sofia Ramalho
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar apostou na consultoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Actualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

Valter Dias da Silva
Licenciado em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É Especialista em Psicologia clínica e da saúde, Psicologia da educação, Psicologia comunitária e Psicologia vocacional e orientação da carreira. Coordenou o Serviço de Psicologia do Gabinete de Apoio à Família/Centro Comunitário da Madragoa, em Lisboa, colaborando com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão e Agrupamento Baixa-Chiado, foi supervisor de estágios curriculares decorrente da parceria com a ULHT, onde leccionou no curso de formação “Metodologia Projectiva na Avaliação Psicológica” e fez parte da comissão organizadora de seminários. Tem experiência como Psicólogo, em Centro de Acolhimento Temporário de Crianças, em projetos de Prevenção na Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e na Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Santarém. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques e no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, onde atualmente exerce e coordena a Comissão Organizadora do encontro ” A Arte de Educar”. Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador. É Co-Fundador do Hapinez- Centro de Excelência para a Psicologia e membro da Direção da Delegação Regional do Centro na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, no ISAMB; Coordenadora do G2 (Supportive Environments) do ISAMB/ Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Membro do APPSYCi / Centro de Investigação / ISPA/IU. Co-Investigadora Principal para Portugal e Coordenadora Grupo “Planetary Health”, do Estudo Health Behaviour School Aged Children/ Organização Mundial de Saúde. Coordenadora da TaskForce para as Ciências Comportamentais durante a pandemia/ MS/GPM em 2021. Perito avaliador A3es e H2020/EU. Coordenadora de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais; mais de duas dezenas de teses de doutoramento; diversas publicações de âmbito nacional e internacional.

As candidaturas decorrem até dia 17 de Junho. Mais informações e candidaturas aqui

Margarida Gaspar de Matos é presidente do Júri

De forma a analisar e avaliar as candidaturas de atribuição ao Selo Escola SaudávelMente 2022-2024 – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) designou Margarida Gaspar de Matos como presidente do júri que será composto por mais cinco Psicólogas/os, brevemente anunciados.

Candidaturas abertas aqui.

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, no ISAMB; Coordenadora do G2 (Supportive Environments) do ISAMB/ Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Membro do APPSYCi / Centro de Investigação / ISPA/IU. Co-Investigadora Principal para Portugal e Coordenadora Grupo “Planetary Health”, do Estudo Health Behaviour School Aged Children/ Organização Mundial de Saúde. Coordenadora da TaskForce para as Ciências Comportamentais durante a pandemia/ MS/GPM em 2021. Perito avaliador A3es e H2020/EU. Coordenadora de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais; mais de duas dezenas de teses de doutoramento; diversas publicações de âmbito nacional e internacional.

Estão abertas as candidaturas para o Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão

O Selo “Escola SaudávelMente”é uma iniciativa da OPP que pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 17 de Junho.

Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021 existiram 267 candidaturas tendo sido atribuídos 161 selos.

Nesse sentido, as escolas são convidadas a ler o Regulamento e a preencher a Checklist – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão, para realizarem a sua candidatura.

Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas.

Saiba mais sobre a campanha Escola SaudávelMente aqui.

Fotografias – Entrega de Selos Escola SaudávelMente 2019/2021

Agradecemos a presença de todos os representantes das escolas/agrupamentos de escolas distinguidas que puderam estar presentes na cerimónia de atribuição do Selo Escola SaudávelMente 2019/2021 que se realizou no passado dia 27 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação. Poderá encontrar e descarregar as imagens deste evento aqui.

Durante as próximas semanas, além de enviarmos o selo digital por email, articularemos com as escolas que não puderam estar presentes o envio dos troféus por correio.

Cerimónia de Entrega de Selos “Escola SaudávelMente” 2019/2021

A cerimónia de atribuição do Selo será realizada no próximo dia 27 de Novembro, às 12h30, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação, uma iniciativa conjunta entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direção-Geral da Educação. As escolas/agrupamentos vencedores deverão seguir as orientações enviadas por email para se inscreverem neste momento.

152 Escolas e Agrupamentos de Escolas distinguidas

Após recepção de 267 candidaturas, comunicamos que, após análise cuidada do júri, 152 escolas e agrupamentos de escolas serão distinguidas com o “Selo Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021, a ser entregue em sessão solene.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) agradece todas as candidaturas ao Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” que ajudaram a tornar esta iniciativa num verdadeiro sucesso. A promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo é, no nosso entender, absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens e urge que mais e mais estabelecimentos de ensino se organizem no sentido de apostarem em políticas e práticas de intervenção nestas áreas. Parabéns por todos os esforços desenvolvidos até aqui!

Escolas que serão distinguidas com o “Selo Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021:

  1. Agrupamento De Escolas 2 De Beja
  2. Agrupamento De Escolas Abade Baçal
  3. Agrupamento De Escolas Alexandre Herculano-Santarém
  4. Agrupamento De Escolas Alto Dos Moinhos
  5. Agrupamento De Escolas Arqueólogo Mário Cardoso
  6. Agrupamento De Escolas Augusto Cabrita
  7. Agrupamento De Escolas Carlos Amarante
  8. Agrupamento De Escolas Coimbra Oeste
  9. Agrupamento De Escolas Cónego Dr.º Manuel Lopes Perdigão – Caxarias
  10. Agrupamento De Escolas D. Afonso Henriques (Rua da Feira de Alcanede 2025-999 Alcanede)
  11. Agrupamento De Escolas D. Afonso Sanches De Vila Do Conde
  12. Agrupamento De Escolas D. António De Ataíde
  13. Agrupamento De Escolas D. António Taipa
  14. Agrupamento De Escolas D. Luís De Ataíde
  15. Agrupamento De Escolas D. Manuel De Faria E Sousa
  16. Agrupamento De Escolas D. Maria II,
  17. Agrupamento De Escolas D. Pedro I
  18. Agrupamento De Escolas D.Dinis Santo Tirso
  19. Agrupamento De Escolas Da Abrigada
  20. Agrupamento De Escolas Da Benedita
  21. Agrupamento De Escolas Da Madalena
  22. Agrupamento De Escolas Da Nazaré
  23. Agrupamento De Escolas Da Póvoa De Santa Iria
  24. Agrupamento De Escolas De Águeda
  25. Agrupamento De Escolas De Águeda Sul
  26. Agrupamento De Escolas De Airães
  27. Agrupamento De Escolas De Alapraia
  28. Agrupamento De Escolas De Albufeira (…@aealbufeira.pt)
  29. Agrupamento De Escolas De Alcanena
  30. Agrupamento De Escolas De Alcochete
  31. Agrupamento De Escolas De Almancil
  32. Agrupamento De Escolas De Almeirim
  33. Agrupamento De Escolas De Alvaiázere (Aea)
  34. Agrupamento De Escolas De Amares
  35. Agrupamento De Escolas De Arganil
  36. Agrupamento De Escolas De Argoncilhe
  37. Agrupamento De Escolas De Aveiro
  38. Agrupamento De Escolas De Caranguejeira E De Santa Catarina Da Serra
  39. Agrupamento De Escolas De Carrazeda De Ansiães
  40. Agrupamento De Escolas De Cristelo – Paredes
  41. Agrupamento De Escolas De Cuba
  42. Agrupamento De Escolas De Eiriz – Paços De Ferreira
  43. Agrupamento De Escolas De Eixo
  44. Agrupamento De Escolas De Escariz
  45. Agrupamento De Escolas De Fajões
  46. Agrupamento De Escolas De Fazendas De Almeirim
  47. Agrupamento De Escolas De Figueira De Castelo Rodrigo
  48. Agrupamento De Escolas De Frazão, Paços De Ferreira
  49. Agrupamento De Escolas De Góis
  50. Agrupamento De Escolas De Gondifelos
  51. Agrupamento De Escolas De Lousada
  52. Agrupamento De Escolas De Mangualde
  53. Agrupamento De Escolas De Melgaço
  54. Agrupamento De Escolas De Montemor-O-Velho
  55. Agrupamento De Escolas De Oliveira De Frades
  56. Agrupamento De Escolas De Oliveira Do Bairro
  57. Agrupamento De Escolas De Paredes
  58. Agrupamento De Escolas De Peniche
  59. Agrupamento De Escolas De Perafita
  60. Agrupamento De Escolas De Ribeira De Pena
  61. Agrupamento De Escolas De Saboia
  62. Agrupamento De Escolas De Santa Bárbara
  63. Agrupamento De Escolas De Santa Comba Dão
  64. Agrupamento De Escolas De Santa Cruz Da Trapa
  65. Agrupamento De Escolas De São Bruno
  66. Agrupamento De Escolas De São Martinho Do Porto
  67. Agrupamento De Escolas De São Pedro Da Cova
  68. Agrupamento De Escolas De Sever Do Vouga
  69. Agrupamento De Escolas De Sousel
  70. Agrupamento De Escolas De Vale D’este – Viatodos
  71. Agrupamento De Escolas De Vale De Ovil, Baião
  72. Agrupamento De Escolas De Vidigueira
  73. Agrupamento De Escolas Diogo Cão
  74. Agrupamento De Escolas Do Barreiro
  75. Agrupamento De Escolas Do Bom Sucesso
  76. Agrupamento De Escolas Do Bonfim
  77. Agrupamento De Escolas Do Carregado
  78. Agrupamento De Escolas Do Fundão
  79. Agrupamento De Escolas Do Pe. António Martins De Oliveira
  80. Agrupamento De Escolas Do Vale De S. Torcato – Guimarães
  81. Agrupamento De Escolas Do Viso – Viseu
  82. Agrupamento De Escolas Dona Maria Ii, Braga
  83. Agrupamento De Escolas Dr Vieira De Carvalho
  84. Agrupamento De Escolas Dr. António Granjo
  85. Agrupamento De Escolas Dr. Azevedo Neves
  86. Agrupamento De Escolas Dr. Francisco Sanches
  87. Agrupamento De Escolas Dr. Mário Fonseca
  88. Agrupamento De Escolas Dr. Serafim Leite
  89. Agrupamento De Escolas Escultor António Fernandes De Sá
  90. Agrupamento De Escolas Escultor Francisco Dos Santos
  91. Agrupamento De Escolas Fernando Távora
  92. Agrupamento De Escolas Ferreira De Castro
  93. Agrupamento De Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã
  94. Agrupamento De Escolas Gardunha E Xisto, Fundão
  95. Agrupamento De Escolas Ibn Mucana
  96. Agrupamento De Escolas João Da Silva Correia
  97. Agrupamento De Escolas João De Deus – Faro
  98. Agrupamento De Escolas José Saramago
  99. Agrupamento De Escolas Lima De Freitas
  100. Agrupamento De Escolas Manoel De Oliveira
  101. Agrupamento De Escolas Manuel Ferreira Patrício
  102. Agrupamento De Escolas Manuel Teixeira Gomes
  103. Agrupamento De Escolas Marinha Grande Poente
  104. Agrupamento De Escolas Morgado De Mateus
  105. Agrupamento De Escolas Nº 3 De Elvas
  106. Agrupamento De Escolas Pêro Da Covilhã
  107. Agrupamento De Escolas Professor Armando Lucena
  108. Agrupamento De Escolas Rainha Santa Isabel
  109. Agrupamento De Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor
  110. Agrupamento De Escolas Sá Da Bandeira
  111. Agrupamento De Escolas Sampaio
  112. Agrupamento De Escolas Templários – Tomar
  113. Agrupamento De Escolas Vale Do Tamel
  114. Agrupamento Escolar Coimbra Centro
  115. Agrupamento Levante Da Maia
  116. Agrupamento Verde Horizonte Mação
  117. Associação De Solidariedade Subud – Centro Educacional E Comunitário Roda Viva
  118. Astoria International School
  119. Colégio De Alfragide
  120. Colégio De Amorim
  121. Colégio De São Miguel
  122. Colégio Do Sagrado Coração De Maria
  123. Colégio Internato Claret
  124. Colégio Internato Dos Carvalhos
  125. Colégio Novo Da Maia
  126. Colegio Oriente
  127. Colégio Rainha Dona Leonor
  128. Conservatório De Música Calouste Gulbenkian De Braga
  129. Conservatório De Música Da Covilhã
  130. Eb 1,2,3/Pe Do Porto Da Cruz
  131. Escola Básica De 2º E 3º Ciclos Do Caniço
  132. Escola Básica Do 2º E 3º Ciclo Dos Louros
  133. Escola Básica Dos 2° E 3° Ciclos Do Estreito De Câmara De Lobos
  134. Escola Básica Dos 2º E 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão De Castro
  135. Escola Básica E Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
  136. Escola Básica E Secundária Gonçalves Zarco
  137. Escola Básica Integrada Dos Biscoitos
  138. Escola Dos 2º E 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior
  139. Escola Pátio Da Inês
  140. Escola Profissional Da Guarda
  141. Escola Profissional De Aveiro
  142. Escola Profissional Do Comércio Externo
  143. Escola Secundária Alves Martins- Viseu
  144. Escola Secundária De Felgueiras
  145. Escola Secundária De Peniche
  146. Escola Secundária De São Pedro Da Cova
  147. Escola Secundária Maria Amália Vaz De Carvalho
  148. Externato Cooperativo Da Benedita
  149. Externato Ribadouro
  150. Nobel International School Algarve
  151. Real Colégio De Portugal
  152. Salesianos Do Porto

Selo Escola SaudávelMente 19/21 – Apresentação do Júri

As cerca de 100 candidaturas dos agrupamentos e escolas portuguesas ao Selo Escola SaudávelMente 19/21, são reveladoras da preocupação dos estabelecimentos de ensino nacionais no que diz respeito às Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão. De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, José Morgado, Leandro S. Almeida, Tânia Pires, Válter Dias da Silva e Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP e Presidente do Júri do “Selo Escola SaudávelMente”).

Refira-se que o prazo de candidatura termina a 30 de Setembro e que os Selos serão atribuídos numa cerimónia a realizar no âmbito do VII Seminário Psicologia em Contexto Escolar, que terá lugar no 27 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, uma organização conjunta da Direcção Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS DO JÚRI

José Morgado
Doutorado em Estudos da Criança – especialidade Educação Especial, pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA – Instituto Universitário. Membro do Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Doutoramento em Educação desenvolvido pelo ISPA – Instituto Universitário e pelas FCT e FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Colaborador regular em Programas de Formação inicial e contínua de Professores do Ensino Básico e secundário. Consultoria e participação em Projectos de Intervenção na área da Educação. Colaborador regular em Programas de Orientação Educativa para Pais e Encarregados de Educação. Investigação e publicação nas áreas da educação inclusiva, qualidade na educação, diferenciação pedagógica, etc.

Leandro S. Almeida
Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Autor de livros, capítulos de livros e artigos, sendo ainda autor de algumas provas de avaliação psicológica. Integrou o Conselho Nacional da Educação e o Instituto de Inovação Educacional. Presidiu à Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) e é membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo recebido recentemente o Prémio Ibérico de Psicologia instituído pela OPP (Portugal) e COP (Espanha).

Tânia Pires
Psicóloga do agrupamento de escolas da Madalena, Vila Nova de Gaia.
Especialista (OPP) em psicologia clínica e da saúde, psicologia da educação e psicologia comunitária.
Doutorada em psicologia da saúde (univ. Minho)
Experiência profissional em escolas, IPSS, CPCJ, clínica privada, em contextos formativos e ensino superior (prof. Auxiliar). Integração de júris de provas académicas, orientação de teses e relatórios. Orientadora de estágios curriculares e profissionais (OPP e IEFP).
Participação em eventos científicos nacionais e internacionais com comunicação e em parcerias.

Válter Dias da Silva
Licenciado em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É Especialista em Psicologia clínica e da saúde, Psicologia da educação e Psicologia comunitária. Coordenou o Serviço de Psicologia do Gabinete de Apoio à Família/Centro Comunitário da Madragoa, em Lisboa, colaborando com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão e Agrupamento Baixa-Chiado, foi supervisor de estágios curriculares decorrente da parceria com a ULHT, onde leccionou no curso de formação “Metodologia Projectiva na Avaliação Psicológica” e fez parte da comissão organizadora de seminários. Tem experiência como Psicólogo, em Centro de Acolhimento Temporário de Crianças, em projetos de Prevenção na Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e na Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Santarém. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques e no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, onde atualmente exerce e coordena a Comissão Organizadora do encontro ” A Arte de Educar”. Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador. É Co-Fundador do Hapinez- Centro de Excelência para a Psicologia e Presidente do Conselho Fiscal.

Sofia Ramalho
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar apostou na consultoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Actualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

 

Para se candidatar ao Selo Escola SaudávelMente 19/21 siga estes passos:
1- Aceder à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão no site Escola SaudávelMente;
2 – Ler a Introdução e o Regulamento;
3 – Guardar a Checklist num computador e preencher utilizando o Google Chrome. Antes de sair do documento, clicar em “imprimir” (ctrl+P) e na opção “Destino”, escolher “Guardar como PDF”;
4 – Por fim, clicar “Guardar”, para que o documento fique guardado no computador;
5 – Após terminar o preenchimento, enviar a candidatura para o email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt

Observação: No sentido de simplificar o processo de candidatura, nos casos em que as “respostas abertas” forem idênticas àquelas enviadas na primeira edição do Selo, poderá colocar apenas um asterisco *, sendo considerada a informação prestada anteriormente.

COMUNICADO – Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

A OPP tem conhecimento que, apesar de estarem a ser desenvolvidos estudos-piloto para a implementação dos Decretos Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 06 de Julho, os mesmos não estão ainda regulamentados em formato de Portaria Regional nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Tendo em consideração algumas dúvidas apresentadas pelos psicólogos da região, vem a OPP esclarecer que o capítulo “Políticas e Práticas Inclusivas”, da Checklist para efeitos de candidatura ao Selo Escola SaudávelMente, deverá referir-se a toda e qualquer política e prática promotora da Inclusão, nomeadamente as conducentes à promoção do desenvolvimento de diferentes competências nos alunos, ao recurso a sistemas multinível de avaliação e de intervenção, a sistemas de ensino/aprendizagem pedagogicamente diferenciados, ao desenvolvimento de trabalho em equipas multidisciplinares, e ao desenvolvimento de iniciativas/projectos flexíveis, inter, multi e/ou transdisciplinares. As designações para este tipo de políticas e práticas deverão assumir a idiossincrasia e a especificidade das características e projectos de cada escola e da região autónoma, aspecto que está devidamente contemplado nos critérios de análise por parte do Júri. Gratos pela vossa atenção.

Extensão do Prazo de Candidaturas até 30 de Setembro 2019

Após termos recebido diversas solicitações, no sentido de correspondermos às melhores expectativas dos nossos membros, estendemos o prazo de candidaturas para a segunda edição do Selo Escola SaudávelMente 2019/21 – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão.

Todas as escolas e agrupamentos de escolas terão até dia 30 de Setembro de 2019 para fazer parte desta iniciativa inovadora que, na primeira edição, recebeu mais de 250 candidaturas e distinguiu 99 escolas e agrupamentos de escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstraram compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Contamos agora com a sua colaboração e com a candidatura da sua escola ou agrupamento de escolas, de forma a reforçarmos o seu papel enquanto entidade promotora de mudanças inovadoras e de políticas e práticas educativas inclusivas, e dos Psicólogos enquanto agentes nessas mudanças, valorizando os contextos educativos e contribuindo para uma prestação de serviços mais eficaz.

 

 Candidatura em 5 passos:
1 – Aceda à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão aqui 

2 – Leia a Introdução e o Regulamento

3 – Guarde a Checklist no seu computador e preencha utilizando o Google Chrome. Antes de sair do documento, clique em “imprimir” (ctrl+P) e na opção “Destino” escolha “Guardar como PDF”.

4 – Por fim, deve clicar “Guardar”, para que o documento fique guardado no seu computador

5 – Após terminar o preenchimento, envie a sua candidatura através do email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt