Viver a Pandemia SaudávelMente

Campanha da Ordem dos Psicólogos Portugueses que foi transmitida nos intervalos da Telescola, para a promoção da Saúde Psicológica

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem acompanhado desde a primeira hora o enorme e complexo desafio que todos os cidadãos e os contextos educativos enfrentaram e enfrentam face à pandemia COVID-19. Nesse sentido, tem colaborado de forma proativa e próxima com as autoridades de saúde e educação, nomeadamente através da partilha de informação e consultoria.

No contexto escolar, a pandemia exige adaptações que permitam encontrar soluções para a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, pensando a escola como um todo para que continue a ser um espaço de desenvolvimento saudável, de educação inclusiva e de relação, aspetos fulcrais ao cumprimento dos seus objetivos.

A Escola representa um dos contextos com maior potencial para prevenir e promover a Saúde Física e Mental/Psicológica das crianças e jovens – enquanto fundamento da personalidade saudável e da cidadania ativa – sobretudo através da promoção da literacia em saúde e das competências sociais e emocionais das crianças/jovens.

Neste sentido, a promoção da Saúde Mental/Psicológica nas escolas deve operar de modo consistente ao longo do currículo, do ambiente escolar e dos serviços escolares, sendo integrada em programas e estruturas dentro da escola e contando com a intervenção de todos os elementos da comunidade educativa (alunos, pais, professores e Psicólogos da Educação). Só assim será possível cumprir os princípios definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo.

É fundamental que o ano lectivo de 2020/2021 se baseie na premissa de que a escola é um espaço seguro, cuidador e de apoio ao desenvolvimento, à saúde (física e psicológica) e ao bem-estar das crianças, jovens e restante comunidade educativa. A dimensão psicológica das medidas de segurança é
essencial, uma vez que só um ambiente emocionalmente contentor capacita as crianças e jovens para estudar e relacionar-se.

Deste modo, a prioridade deve ser responder às necessidades de aprendizagem social e emocional das crianças e jovens, bem como às necessidades de Saúde Psicológica e bem-estar de toda a comunidade educativa.