Hábitos de Sono

O sono é uma parte importante da nossa vida. Ajuda-nos a sentir bem, focados e felizes. Todos nós temos noites de sono menos boas, mas quando não dormimos o suficiente ou bem de forma regular, isso pode afetar a forma como nos sentimos e aquilo que somos capazes de fazer durante o dia. Aumenta as nossas probabilidades de ficarmos doentes e até pode estar relacionado com o excesso de peso.

Somos todos diferentes, por isso todos temos necessidades de sono diferentes. No entanto, em termos gerais, a maior parte das crianças e adolescentes precisa entre 8 a 10 horas de sono todas as noites. E precisam destas horas de sono porque estão num período de grande crescimento físico, intelectual e emocional. É muito importante garantir um período de sono de no mínimo 8 horas!

Embora não dormir o suficiente possa parecer pouco preocupante, na realidade o sono é fundamental para a nossa Saúde Psicológica. De acordo com inúmeros estudos científicos ter bons hábitos de sono melhora o nosso humor, concentração e desempenho na escola ou no trabalho. Pelo contrário, os maus hábitos de sono estão associados a sintomas de depressão (por exemplo, sentir-se em baixo ou irritável), ao uso de álcool e outras drogas e à diminuição do desempenho escolar (estar cansado afecta a nossa memória, concentração e a nossa motivação).

As pessoas que dormem muito pouco (menos de 5 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver problemas de Saúde Psicológica. A investigação sugere que, por cada hora perdida de sono, existe um aumento de 14% no risco de emoções negativas que afectam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia; um aumento de 38% da probabilidade de nos sentirmos tristes; ou um aumento de 23% na probabilidade de usarmos tabaco, álcool ou marijuana.

Como podemos melhorar os nossos hábitos de sono (sobretudo quando temos dificuldade em adormecer ou em mantermo-nos a dormir)?

• Tentar ir para cama e acordar mais ou menos à mesma hora, todos os dias, incluindo no fim-de-semana. A rotina ajuda o nosso corpo a dormir.
  • Desligar os ecrãs (do telemóvel, tablet, computador ou TV) pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
  • Escurecer a divisão onde se vai dormir. E abrir as janelas quando se acorda.
  • Fazer uma atividade relaxante antes de ir dormir (ler, ouvir música calma, passar tempo com um animal de estimação, escrever um diário, etc.).
  • Fazer exercício durante o dia. Antes de ir dormir é de evitar o exercício físico.
  • Utilizar a cama apenas para dormir. Trabalhar, ver televisão, falar ao telefone ou espreitar as redes sociais não deve ser feito na cama.
  • Diminuir a quantidade de cafeína e tentar evitar a cafeína após a hora do almoço.
  • Evitar fazer sestas durante o dia.
  • Não beber álcool antes de ir dormir. Pode dar-nos a sensação de que ficamos mais sonolentos mas não vai facilitar que tenhamos uma boa noite de sono e de descanso.
  • Não stressar! Não adianta stressar sobre se vamos ou não conseguir adormecer ou dormir bem, o stress pode provocar ainda mais dificuldade em dormir. Em vez disso, é melhor esperar uma boa noite de sono e lembrar a nós próprios que “hoje vamos dormir bem”.
  • Verificar se não temos um horário demasiado preenchido que não nos deixa horas suficientes para descansar.

Se algum aspecto dos nossos hábitos de sono nos preocupa, se não descansamos o suficiente e nos sentimos cansados durante o dia, devemos procurar ajuda de um profissional de saúde.