Selo Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo

O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o incentivo e divulgação de boas práticas, no que respeita à promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo nas escolas Portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.

Os agrupamentos/escolas candidatas ao Selo “Escola SaudávelMente” são avaliadas pelas suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento e da saúde psicológica da comunidade escolar. Nesse sentido, as escolas são convidadas a ler o Regulamento e a preencher a Checklist – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo.

Esta Checklist pretende ser, simultaneamente, uma lista de verificação e um instrumento de melhoria institucional, estimulando a autoavaliação das escolas acerca das suas estratégias, práticas, e atividades em matéria de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo e o desenvolvimento de planos de ação e de melhoria de práticas futuras neste âmbito.

O processo de candidatura ao Selo “Escola SaudávelMente” requer que os agrupamentos/escolas candidatas, ao preencherem a Checklist, apresentem evidências e exemplos concretos de boas práticas implementadas no terreno. O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo será atribuído a todas os agrupamentos/escolas que obtenham um total de 84 ou mais pontos, no preenchimento da Checklist. Os Selos “Escola SaudávelMente” serão atribuídos numa cerimónia a realizar em Junho, e os agrupamentos/escolas distinguidos serão anunciados através dos meios de comunicação social.