O Que é a Saúde Psicológica?

A Saúde Psicológica é uma parte integral da Saúde do ser humano, não há Saúde sem Saúde Psicológica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stresse normal do dia-a-dia, trabalhar produtivamente e contribuir ativamente para a sua comunidade.

Portanto, a Saúde Psicológica está relacionada com a capacidade de utilizarmos as nossas competências para gerir os desafios do dia-a-dia nos diferentes contextos em que vivemos (por exemplo, na escola, no trabalho ou na família).

A Saúde Psicológica também diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Quando temos Saúde Psicológica sentimo-nos confiantes e capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas.

É claro que todos temos momentos em que nos sentimos sozinhos, tristes ou zangados. No entanto, quando um acontecimento de vida ou situação altera a forma como costumamos pensar e sentir, de forma duradoura ou temporária, podemos enfrentar problemas de Saúde Psicológica. E, nesse caso, a nossa vida pode parecer-nos bastante mais difícil de gerir.

Existem diferentes graus de gravidade e tipos de problemas de Saúde Psicológica. Alguns dos mais conhecidos são a Depressão e a Ansiedade. Estes problemas podem acontecer em qualquer idade e interferem com a nossa capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia, de trabalhar, de aproveitar os nossos tempos livres e manter relações com os outros.

Experimentar problemas de Saúde Psicológica pode ser perturbador e assustador. Podemos sentir que não há solução, que perdemos o controlo, que já não somos nós próprios ou que vamos ficar “malucos”. Podemos ter medo que os outros olhem para nós como estando “doidos” e de perdermos os nossos amigos e família.

Contudo, os problemas de Saúde Psicológica constituem uma experiência humana comum. Podem acontecer a qualquer um de nós. Na realidade, 1 em cada 5 portugueses sofrem de uma perturbação psicológica. Às vezes desvalorizamos a importância e a gravidade dos problemas de Saúde Psicológica, mas uma doença psicológica é tão má (ou pior) do que qualquer outra doença, a única diferença é que não existem evidências físicas para as quais possamos olhar (uma ferida ou uma perna engessada, por exemplo).

As crianças podem ter problemas de saúde psicológica tão graves quanto aqueles que são vividos pelos adultos. Na realidade, a predominância destes problemas tem aumentado nos últimos anos: uma em cada cinco crianças sofre de problemas de saúde psicológica. Se considerarmos esta prevalência, numa sala de aula com 30 alunos, existiriam cerca de 6 crianças com problemas de saúde psicológica.

Os problemas de saúde psicológica das crianças e adolescentes têm níveis elevados de persistência. Por exemplo, os jovens que experienciam ansiedade na infância têm 3,5 vezes mais probabilidade de sofrer de depressão ou perturbações da ansiedade na idade adulta. E representam uma ameaça ao desenvolvimento saudável das crianças, podendo ter consequências duradouras ao longo da vida: baixo desempenho escolar; depressão e ansiedade; baixa auto-estima; problemas com os pais, amigos e professores; gravidez precoce; obesidade; abuso de álcool e drogas; delinquência e criminalidade.

É importante não esquecer que ter um problema de Saúde Psicológica não é um sinal de fraqueza e não nos faz pessoas piores ou inferiores às outras.

Um problema de Saúde Psicológica não é diferente de um problema de Saúde Física: reconhecer precocemente os sintomas e procurar ajuda é fundamental. Tal como acontece com as doenças físicas, os problemas de Saúde Psicológica também podem ser ultrapassados e há um conjunto de coisas que podemos fazer que nos ajudam a melhorar. Existem muitos tratamentos eficazes e é possível recuperarmos e vivermos uma vida plena, produtiva e feliz.